Tesouro estudará securitização de recebíveis de empréstimos de Estados com garantia da União

Publicado em 19/08/2019 13:07

LOGO REUTERS

Por Marcela Ayres

BRASÍLIA (Reuters) - O Tesouro Nacional informou nesta segunda-feira que abrirá consulta pública sobre a securitização de recebíveis de operações de crédito feitas por Estados e municípios com garantia da União, num passo que poderá abrir caminho para um novo e bilionário mercado.

O estoque das operações de crédito garantidas era de 255,8 bilhões de reais ao fim de abril, segundo dado mais recente do Tesouro.

Em nota, o Tesouro afirmou que a ideia é estudar "os possíveis impactos econômicos, financeiros e fiscais, bem como as mudanças regulatórias que seriam necessárias com vistas a permitir, de modo bastante comedido e fiscalmente responsável" a realização dessas operações.

A securitização permite, na prática, a venda do direito sobre o crédito. Com ela, contas a receber são "empacotadas" e convertidas em valores negociáveis. Em troca da antecipação do que iria receber no futuro, a instituição que concedeu o crédito abre mão de parte da receita integral.

Caso a iniciativa siga adiante, os bancos públicos podem ser os principais beneficiários de eventual cessão de direitos creditórios. De acordo com relatório do Tesouro, eles concederam 42,4% do total das operações de crédito com garantia da União, fatia equivalente a 108,510 bilhões de reais.

O saldo devedor ao BB era de 45,692 bilhões de reais (17,9% do total) ao fim do primeiro quadrimestre deste ano. Ao BNDES, eram devidos 42,425 bilhões de reais (16,6%), com outros 19,950 bilhões de reais (7,8%) ligados à Caixa.

Juntos, os credores privados responderam por apenas 4,1% das operações totais internas de crédito no mercado. Considerando as operações externas, o percentual sobe para 8,2%.

Entre os credores externos, aparecem principalmente os organismos multilaterais, com destaque para o Banco Mundial (Bird), com participação de 24% no total das operações totais de crédito, e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com 21,9%.

O Tesouro destacou que a consulta pública terá caráter "exclusivamente teórico e não vinculará futuros posicionamentos desta secretaria, sobretudo quanto a admissibilidade dessas operações".

O estudo para eventual securitização de recebíveis de operações de crédito dos entes regionais vem em meio a uma proposta do governo já encaminhada ao Congresso para socorro aos governos regionais que prevê a concessão de mais garantias da União em troca de medidas de ajuste fiscal.

Pelo chamado Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal (PEF) --ou Plano Mansueto, como ficou conhecido nos bastidores-- o governo concederá até 40 bilhões de reais em quatro anos em garantias para empréstimos feitos por Estados e municípios desde que os entes se comprometam a aprovar leis que revertam sua trajetória de desequilíbrio nas contas públicas.

(Edição de Isabel Versiani)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário