Ibovespa toca mínima de dois meses, mas reduz perdas e fecha quase estável

Publicado em 20/08/2019 17:14

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice da B3 fechou esta terça-feira perto da estabilidade, após cair mais de 1% e tocar mínima de dois meses, em meio aos temores sobre o ritmo da economia global.

O Ibovespa caiu 0,25%, a 99.222,25 pontos. Na mínima, chegou a 98.002,03 pontos, piso intradia desde 18 de junho. O giro financeiro da sessão somou 15,5 bilhões de reais.

Mercados internacionais seguiram atentos à possibilidade de uma recessão global, também de olho nos desdobramentos da guerra comercial entre EUA e China.

O presidente Donald Trump disse que Pequim ainda quer chegar a um acordo comercial. Também falou que seu governo gostaria de cortar impostos, mas ressalvou que não estava falando sobre fazer algo agora.

Para analistas da Levante Investimentos, o ambiente global tenso faz investidores internacionais enxergarem mais riscos em mercados emergentes, motivando uma fuga de recursos do país.

Números sobre as negociações dos estrangeiros na bolsa paulista mostram saldo negativo de 20 bilhões de reais em 2019 no mercado secundário, maior saída líquida em 23 anos. Apenas em agosto, a saída supera a entrada em 9,6 bilhões.

Segundo a Coinvalores, o mercado segue monitorando a atuação dos bancos centrais para conter os riscos relacionados à desaceleração econômica global. Esse pano de fundo com medidas no radar favorece expectativas de fluxo para emergentes.

Nesse sentido, destacou na pauta da semana atas de reuniões de política monetária dos BCs dos EUA (quarta) e da zona do euro (quinta), além do simpósio do Federal Reserve em Jackson Hole a partir de sexta, com autoridades de vários países.

"Investidores esperam sinais mais claros sobre a atuação dos BCs nos próximos meses", afirmou em nota a clientes.

DESTAQUES

- B2W saltou 3,08%, revertendo fraqueza do começo da sessão, após anúncio de aumento de capital de 2,5 bilhões de reais para melhorar a estrutura de capital para seguir investindo na plataforma digital. A controladora LOJAS AMERICANAS PN, que se comprometeu a participar da operação, perdeu 0,68%.

- VIA VAREJO subiu 4,9%, recuperando fôlego após quatro dias de baixa. MAGAZINE LUIZA perdeu 3,44%.

- B3 ON ganhou 0,57%, mantendo a tendência de alta em 2019, com avanço superior a 70%.

- BRASKEM PNA cedeu 2,59%, após divulgar na noite da véspera que tomou conhecimento de ação do Ministério Público Federal ligada a afundamento e rachaduras no solo em Maceió, que inclui pedido de tutela de urgência para apresentação de garantias no valor de 20,5 bilhões de reais, além da suspensão de financiamentos e incentivos governamentais.

- VALE subiu 0,44%, mesmo com queda dos preços do minério de ferro na China, em sessão positiva para papéis de mineração e siderurgia. CSN avançou 3,6%, USIMINAS PNA ganhou 2,97% e GERDAU PN subiu 0,41%.

- PETROBRAS PN perdeu 0,04% e PETROBRAS ON recuou 0,93%, em sessão de tendência mista nos preços do petróleo no mercado externo.

- GPA avançou 1,87%, tendo no radar elevação da oferta por suas ações detidas pela colombiana Almacenes Éxito, de 109 para 113 reais.

- ITAÚ UNIBANCO PN perdeu 1,11% e BRADESCO PN cedeu 0,98%.

Wall St encerra série de altas com queda em ações do setor financeiro

NOVA YORK (Reuters) - As ações do setor financeiro conduziram Wall Street para baixo nesta terça-feira, com os principais índices de ações dos Estados Unidos encerrando uma série de três altas, enquanto investidores aguardam comentários do chairman do Federal Reserve, Jerome Powell, no final da semana.

O índice S&P 500 para o setor financeiro <.SPSY> caiu 1,4%, exercendo a maior influência negativa sobre o S&P 500 cheio. Mas todos os índices setoriais do S&P 500 fecharam em baixa.

O S&P 500 está agora 4,1% abaixo de sua máxima recorde alcançada em julho. No pior momento, chegou a acumular queda de 6,2% frente a esse pico.

"Todo mundo está esperando por Jackson Hole", disse Jim Awad, diretor administrativo sênior da Clearstead Advisors, referindo-se ao simpósio de Jackson Hole, que começa nesta semana e que contará na sexta-feira com discurso de Powell. "Até sexta-feira vai ser o modo esperar para ver."

O índice Dow Jones <.DJI> caiu 0,66%, para 25.962,44 pontos. O S&P 500 <.SPX> perdeu 0,79%, para 2.900,51 pontos. E o Nasdaq Composto <.IXIC> recuou 0,68%, para 7.948,56 pontos.

As ações da Netflix <NFLX.O> caíram 3,4%, depois de Walt Disney <DIS.N> anunciar o lançamento em novembro de seu serviço de streaming no Canadá e na Holanda.

Os papéis do Facebook <FB.O> caíram 1,3%. A empresa informou que está aprimorando suas políticas para permitir que os usuários vejam e controlem os dados que outros sites e aplicativos compartilham com a rede social, a fim de melhorar a publicidade direcionada.

Também pesou sobre as ações da rede social notícia da agência Bloomberg de que a moeda digital Libra, do Facebook, enfrenta uma investigação antitruste da União Europeia (UE).

As ações da Home Depot <HD.N> subiram 4,4%, na dianteira dos ganhos percentuais no S&P 500, depois de a varejista divulgar lucro trimestral melhor que o esperado. A rival Lowe's Companies <LOW.N> teve alta de 3,0%.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário