Dólar recua contra o real de olho em Fed e após início de nova atuação do BC

Publicado em 21/08/2019 10:49

Por Stefani Inouye

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar se desvalorizava frente ao real nesta quarta-feira, com agentes do mercado de olho nas sinalizações do Federal Reserve sobre o futuro da taxa de juros dos Estados Unidos, em dia marcado pelo início dos leilões simultâneos de venda de dólar à vista e de contratos de swap cambial reverso pelo Banco Central.

Às 10:46, o dólar recuava 0,63%, a 4,0261 reais na venda

Na véspera, o dólar caiu 0,40%, a 4,0516 reais na venda.

Neste pregão, o dólar futuro tinha perdas de 0,7%.

Além da divulgação da ata da última reunião de política monetária do Fed mais tarde nesta quarta-feira, as atenções se voltam também para o discurso do chairman do Fed, Jerome Powell, no simpósio anual de Jackson Hole na sexta-feira, onde várias autoridades se reunirão para discutir as questões atuais da economia mundial.

"Não é esperado que a ata do Fed dê muitas dicas sobre o que está por vir. Toda expectativa está em torno da fala do Powell, no entanto, é preciso atenção aos detalhes que a ata pode vir a evidenciar", disse o operador de câmbio da Advanced Corretora Alessandro Faganello.

Na cena doméstica, o BC vendeu 200 milhões de dólares em moeda física nesta quarta-feira, na primeira injeção direta de liquidez no mercado de câmbio spot em mais de uma década. A autoridade monetária negociou ainda quatro mil contratos de swap cambial reverso -- nos quais assume posição comprada em dólar.

Segundo Faganello, o mercado ainda está se posicionando para entender melhor a atuação do BC e a queda tímida reflete um sentimento de cautela.

"Ninguém quer assumir muita posição em dólar e acabar tomando prejuízo lá na frente."

A venda de dólares à vista foi anunciada na semana passada, conforme o dólar disparava em meio à escassez de liquidez no mercado spot, o que se refletiu em fortes altas nas taxas de cupom cambial --juro em dólar.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confederação de municípios estima prejuízos acima de R$ 4,6 bi no RS
Enchentes afetam abastecimento de combustíveis no RS; refinaria da Petrobras "sem acesso"
BC suspende medidas executivas contra devedores do Rio Grande do Sul por 90 dias
Brasil diz que fechou acordo com Paraguai sobre tarifa de Itaipu
Ações europeias fecham em picos recordes com impulso do setor financeiro