Índices europeus fecham em queda em sessão volátil; libra pressiona bolsa de Londres

Publicado em 22/08/2019 14:44

LOGO REUTERS

Por Agamoni Ghosh

(Reuters) - As ações europeias fecharam em queda nesta quinta-feira, com leituras mistas acerca do crescimento empresarial nas principais economias e a incerteza sobre as perspectivas para os juros nos Estados Unidos deixando os investidores nervosos, enquanto um salto na libra prejudicou as ações de Londres.

O índice FTSEurofirst 300 caiu 0,48%, a 1.472 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 perdeu 0,4%, a 374 pontos.

Os dados mais recentes mostraram que o crescimento empresarial na zona do euro está se recuperando marginalmente em agosto, mas a atividade das fábricas encolheu tanto no Japão quanto nos Estados Unidos, levantando questões sobre a saúde da economia global.

Somando-se ao clima menos otimista, o banco central da Alemanha disse que não vê necessidade de estímulo fiscal neste momento, apesar de esperar que a economia encolha novamente neste trimestre.

Comentários do presidente do Federal Reserve da Filadélfia, Patrick Harker, deprimiram ainda mais o sentimento. Harker disse nesta quinta-feira que não vê necessidade de estímulo adicional.

No entanto, os mercados aguardam mais clareza sobre a posição do Fed com o discurso do chairman Jerome Powell, que deve falar às 11h (de Brasília) na sexta-feira e oferecer mais pistas sobre as perspectivas para corte de juros.

O índice de referência da Bolsa de Londres --com forte peso de companhias exportadoras-- ficou para trás em relação a seus pares, conforme a libra saltou após a chanceler alemã, Angela Merkel, dizer que uma solução para a questão da fronteira do Reino Unido com a Irlanda pode ser encontrada antes do prazo de 31 de outubro para o Reino Unido sair da União Europeia (UE).

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 1,05%, a 7.128 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,47%, a 11.747 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,87%, a 5.388 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,14%, a 20.816 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,17%, a 8.716 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,08%, a 4.857 pontos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário