Campos Neto destaca importância de autonomia da UIF, novo Coaf

Publicado em 22/08/2019 14:55

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, destacou nesta quinta-feira a importância da autonomia da Unidade de Inteligência Financeira (UIF), vinculada administrativamente ao BC.

Na terça-feira, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) foi transformado pelo governo na UIF, com Campos Neto mudando o chefe do órgão de fiscalização, mas mantendo seus conselheiros.

A Medida Provisória editada pelo governo com a alteração da alocação do Coaf também abriu brecha para indicações políticas no seu Conselho Deliberativo, suscitando críticas de servidores.

"A importância de se ter um órgão autônomo de análise e geração de inteligência sobre o fluxo de informações financeiras fica evidente nas estruturas de prevenção e combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo e da proliferação de armas de destruição em massa adotadas em vários países", disse ele na posse do presidente da UIF, Ricardo Liáo, segundo apontamentos divulgados pelo BC.

Segundo Campos Neto, a instituição da unidade busca cinco objetivos: cooperação mais próxima entre BC e UIF no emprego da capacidade técnica especializada; alinhamento a recomendações e melhores práticas internacionais; garantia da autonomia técnica e operacional para o exame e identificação de ocorrências de suspeitas de atividades ilícitas; fortalecimento de padrões de governança, com o respaldo da autonomia conferida ao BC; e reforço à segurança da informação.

"Vejo na integração UIF ao BC, nesse momento que precede a autonomia de jure do banco, um importante passo para a implantação de uma estrutura autônoma que permitirá a continuidade e o aprimoramento do bom trabalho hoje desempenhado pelo Coaf", completou ele.

Campos Neto ressaltou ainda estar seguro de que os termos do projeto de lei complementar, "com as alterações que o Congresso venha a promover, irão garantir os necessários mecanismos de blindagem técnica e operacional, oferecendo ao BC autonomia e à UIF uma blindagem ainda maior quanto a eventuais pressões de poderes políticos ou econômicos".

O presidente do BC explicou ainda que, embora seja ligada à autoridade monetária, a UIF não será um departamento do banco, sendo que o provimento de pessoal de ambos não se confundirá.

(Por Camila Moreira)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário