Governo prevê dobrar produção de gás em terra até 2030 para mais de 50 mi m³/dia

Publicado em 22/08/2019 17:25

LOGO REUTERS

(Reuters) - O Brasil poderá dobrar a produção de gás natural em terra para mais de 50 milhões de metros cúbicos por dia em 10 anos, a partir de programa governamental que busca medidas de estímulo para o desenvolvimento dessa indústria, afirmou nesta quinta-feira o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

Dentre as medidas governamentais de incentivo ao setor, o ministro ressaltou a realização de leilão, em 10 de setembro, que irá oferecer 263 áreas em terra pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

"A partir do leilão, a perspectiva é de duplicação da produção de gás em 10 anos, com o gás crescendo em um ritmo maior que o do petróleo", afirmou o ministro, ao lançar em Brasília o Programa de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural em Terra (Reate) 2020.

Lançado em 2017, o Reate busca criar medidas para revitalizar as atividades de exploração e produção de óleo e gás em terra no Brasil, como forma de estimular desenvolvimento local e regional, além de aumentar a competitividade dessa indústria no país.

A expectativa, segundo ele, é que haja investimentos de 40 bilhões de reais em exploração e produção em terra até 2030, permitindo um aumento de produção de 270 mil para 500 mil barris diários de óleo equivalentes no período.

Durante o lançamento do programa, o ministro também assinou portaria que aprova o projeto Parque dos Gaviões, da empresa Eneva, na Bacia do Parnaíba, Maranhão, com projeto prioritário para emissão de debêntures incentivadas.

(Por Marta Nogueira, no Rio de Janeiro)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário