Ibovespa recua à espera de Powell, mas fecha acima de 100 mil pontos

Publicado em 22/08/2019 17:45

LOGO REUTERS

Por Peter Frontini

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa fechou no vermelho nesta quinta-feira, após a forte alta da véspera, com investidores preferindo cautela, aguardando novidades sobre a política monetária no discurso do chairman do Federal Reserve, Jerome Powell, em evento na sexta-feira.

O índice <.BVSP> caiu 1,18%, a 100.011,28 pontos. O giro financeiro da sessão somava 14,8 bilhões de reais.

Após alta de 2% do Ibovespa na véspera, movimento liderado por papéis de estatais, diante de expectativas ligadas à agenda de privatizações do governo federal, o foco desviou-se para o ambiente internacional.

Investidores aguardam discurso de Jerome Powell, chairman do Federal Reserve, na sexta-feira. Apesar da pressão do presidente dos EUA, Donald Trump, ele não deve adotar um tom muito distante daquele adotando em julho, quando o banco central cortou a taxa de juros pela primeira vez em uma década. Membros do Fed têm indicado indisposição para fazer mais um corte.

Para o presidente da gestora BlackRock no Brasil, Carlos Takahashi, o fato de potenciais mecanismos para estimular o crescimento mundial -tanto por vias fiscais, como monetárias- ainda estarem no campo das hipóteses tem corroborado a volatilidade experimentada nos mercados mais recentemente.

DESTAQUES

- MAGAZINE LUIZA <MGLU3.SA> recuou 5,77%, com a valorização no mês até a véspera alcançando 10,8%. B2W <BTOW3.SA> caiu 2,14% e VIA VAREJO <VVAR3.SA> perdeu 3,9%.

- GOL PN <GOLL4.SA> e AZUL PN <AZUL4.SA> cederam 5,06% e 3,78%, respectivamente, entre as maiores quedas, em meio à alta do dólar em relação ao real <BRBY>.

- PETROBRAS PN <PETR4.SA> caiu 0,9%, após forte valorização na véspera. Nesta sessão, os negócios refletiram a fraqueza do petróleo no exterior. O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quinta-feira que "o governo estuda tudo" quando questionado sobre a possibilidade de privatizar a companhia.

- BRF <BRFS3.SA> subiu 3,13%, conforme o setor continua se beneficiando do aumento da demanda em razão da peste suína africana. Analistas do Bradesco BBI consideram BRF sua ação preferida no segmento nesse cenário. MARFRIG <MRFG3.SA> ganhou 4,07% e JBS <JBSS3.SA> recuou 0,65%.

- VALE <VALE3.SA> cedeu 0,59%, apesar da alta dos preços do minério de ferro na China.

- ITAÚ UNIBANCO PN <ITUB4.SA> recuou 1,58%, enquanto BRADESCO PN <BBDC4.SA> caiu 1,3%.

- ULTRAPAR <UGPA3.SA> valorizou-se 2,51%, no segundo dia de recuperação, após fechar na terça-feira na mínima desde fevereiro de 2012.

- ELETROBRAS PNB <ELET6.SA> ganhou 4,02% e ELETROBRAS ON <ELET3.SA> evoluiu 4,07%, ampliando ganhos da véspera, diante de expectativas ligadas à privatização da elétrica.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário