Ibovespa cai 2,34% e volta aos 97 mil pontos

Publicado em 23/08/2019 17:26

LOGO REUTERS

Por Peter Frontini

SÃO PAULO (Reuters) - A bolsa paulista teve forte queda nesta sexta-feira, com seu principal índice alcançando o menor nível em mais de dois meses, diante da guerra comercial entre EUA e China, em um dia também marcado por discurso de Jerome Powell, do Federal Reserve.

O Ibovespa caiu 2,34%, a 97.667,49 pontos, mínima de fechamento desde 17 de junho. O volume financeiro da sessão somou 19,3 bilhões de reais.

Mercados acionários globais caíram forte diante dos recentes desdobramentos do embate comercial entre as maiores economias do mundo.

O presidente dos EUA, Donald Trump, mandou empresas norte-americanas saírem da China após o governo chinês anunciar tarifas retaliatórias sobre 75 bilhões de dólares em produtos dos EUA.

"Não precisamos da China e, francamente, ficaríamos muito melhor sem eles. As vastas quantias de dinheiro produzidas e roubadas pela China dos EUA, ano após ano, durante décadas, vão e devem PARAR", escreveu Trump no Twitter.

Em Wall Street, o S&P 500 recuou 2,59%.

"No curto prazo com certeza vai afetar o mercado interno", afirmou o head de renda variável da RJ Investimentos, Eduardo Prado, ressalvando que o Brasil está vivendo um momento inédito de juros baixos que deve, no médio a longo prazos, minimizar as turbulências geradas pela guerra comercial.

No simpósio econômico anual do Fed, o chairman, Jerome Powell, deu poucas pistas sobre se o banco central cortará juros na próxima reunião, apenas afirmando que a economia norte-americana está em "posição favorável" e o Fed vai "agir conforme apropriado" para manter o ritmo de expansão.

DESTAQUES

- PETROBRAS PN caiu 3,73%, na esteira do recuo dos preços do petróleo no mercado externo, com PETROBRAS ON cedendo 3,15%.

- BANCO DO BRASIL recuou 3,64%. A Caixa Econômica Federal e a União pretendem anunciar nos próximos dias a venda das ações que detêm do banco, disse uma fonte nesta sexta-feira. O maior declínio entre os bancos foi BTG Pactual , após operação da Polícia Federal envolvendo o banco, perdeu 15,2%.

- MRV perdeu 2,45%, após duas sessões de alta, em que acumulou valorização de 7,8% O índice do setor imobiliário <.IMOB> caiu 2,28%.

- VALE cedeu 1,39%, mesmo com os preços futuros do minério de ferro na China valorizando-se no dia, conforme acumulou a quinta semana seguida de perdas.

- SULAMÉRICA UNIT subiu 5,42%, após vender sua operação de automóveis e ramos elementares para o Grupo Allianz por 3 bilhões de reais.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário