Depois da ameaça chinesa, Trump exige saída de empresas americanas da China

Publicado em 24/08/2019 13:28

BIARRITZ - O presidente Donald  Trump afirmou neste sábado que tem autoridade para cumprir sua ameaça de obrigar todas as empresas americanas a deixar a China, citando uma lei de segurança americana usada principalmente para atacar terroristas, narcotraficantes e Estados párias como o Irã, Síria e Coréia do Norte. 

Quando chegou à França para a reunião anual do G-7, Trump postou uma mensagem no Twitter citando a Lei de Poder Econômico Internacional de Emergência de 1977 - uma lei que permitia a um presidente isolar regimes criminosos, mas sem intenção de ser usado para cortar os laços econômicos com um grande parceiro comercial por causa de um desentendimento sobre as tarifas.

"Para todos os fake news  que não têm a menor idéia do que a lei é em relação aos poderes presidenciais, a China, etc., tente analisar a Lei dos Poderes Econômicos de Emergência de 1977", escreveu Trump. "Caso encerrado!".

Trump chegou à França um dia depois de reprimir uma nova rodada de tarifas chinesas ao anunciar que Washington imporia um imposto adicional de 5% a cerca de 550 bilhões em importações chinesas, na mais recente escalada da guerra comercial das duas maiores economias do mundo.

TRUMP AMEAÇA TAXAR VINHOS FRANCESES

"Até agora, tudo bem", disse Trump durante um almoço com Macron, afirmando que os dois têm um relacionamento especial. "Vamos conseguir muito neste fim de semana."

Macron listou questões de política externa que os dois abordariam, incluindo Líbia, Síria e Coreia do Norte, acrescentando que eles compartilhavam o mesmo objetivo de impedir o Irã de obter armas nucleares.

No entanto, os sorrisos iniciais não conseguiram disfarçar suas abordagens opostas a muitos problemas, incluindo a questão complicada do protecionismo e dos impostos.

Antes de chegar a Biarritz, Trump repetiu a ameaça de taxar vinhos franceses em retaliação ao novo imposto da França sobre serviços digitais, que ele afirma que mira injustamente companhias norte-americanas.

Duas autoridades norte-americanas disseram que a delegação de Trump também estava irritada por Macron ter desviado o foco da reunião do G7 para "questões de nicho" às custas da economia global, que muitos líderes temem que esteja diminuindo drasticamente e correndo o risco de entrar em recessão.

CONFRONTO COM A CHINA

O tweet do presidente poderia desestabilizar ainda mais as empresas americanas que ainda mantêm uma enorme quantidade de negócios com a China em meio a uma guerra comercial que já prejudicou os laços. Os mercados de ações caíram acentuadamente na sexta-feira, depois que Trump levantou a possibilidade de cortar completamente o comércio.

A ameaça veio depois que o governo chinês disse que aumentaria as tarifas sobre produtos americanos em retaliação às últimas taxas impostas por Trump sobre 300 bilhões de dólares em importações chinesas. Trump prometeu horas depois aumentar as tarifas.

Sob o peso da guerra tarifária de Trump, a China já caiu do maior parceiro comercial dos EUA no ano passado para o terceiro maior neste ano.

O Ministério do Comércio da China emitiu um comunicado com fortes palavras no sábado à noite alertando os Estados Unidos para que recuassem do confronto crescente.  A China alertou que os Estados Unidos sofreriam como resultado. (Leia abaixo).

China alerta EUA a pararem ações comerciais 'erradas' ou enfrentarão consequências

PEQUIM (Reuters) - A China disse neste sábado que se opõe fortemente à decisão de Washington de cobrar tarifas adicionais a 550 bilhões de dólares em mercadorias chinesas e alertou os Estados Unidos de consequências se não encerrarem suas "ações erradas".

Os comentários feitos pelo Ministério do Comércio da China vieram depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou na sexta-feira que Washington imporia um imposto adicional de 5% sobre os produtos chineses, horas depois de Pequim anunciar suas últimas tarifas retaliatórias em cerca de 75 bilhões de dólares em mercadorias dos EUA.

"Esse protecionismo comercial unilateral e intimidador e a pressão máxima violam o consenso alcançado pelo chefe da China e dos Estados Unidos, violam o princípio do respeito mútuo e do benefício mútuo e danificam seriamente o sistema comercial multilateral e a ordem comercial internacional normal", disse ministério do comércio da China em um comunicado neste sábado.

"A China adverte fortemente os Estados Unidos a não julgarem mal a situação ou subestimarem a determinação do povo chinês", acrescentou.

O último passo tarifário de Trump, anunciado no Twitter, disse que os EUA aumentariam suas tarifas existentes em 250 bilhões de dólares em importações chinesas para 30% dos atuais 25% a partir de 1º de outubro, o 70º aniversário da fundação da República Popular Comunista da China.

Ao mesmo tempo, Trump anunciou um aumento nas tarifas planejadas dos 300 bilhões de dólares restantes em mercadorias chinesas para 15%, de 10%. Os EUA começarão a impor essas tarifas sobre alguns produtos a partir de 1º de setembro, mas as tarifas sobre cerca de metade desses produtos foram adiadas para 15 de dezembro.

Trump estava respondendo à decisão de Pequim na noite de sexta-feira de que planejava impor tarifas retaliatórias a 75 bilhões de dólares em importações dos EUA, variando de soja a etanol. A China também restabelecerá tarifas de 25% em carros e 5% em autopeças suspensas em dezembro passado.

O consultor econômico da Casa Branca disse no início da semana que o governo Trump estava planejando conversas pessoais entre autoridades norte-americanas e chinesas em setembro. Não está claro se a reunião bilateral ainda ocorrerá.

A guerra comercial de um ano entre as duas maiores economias do mundo tem agitado os mercados financeiros e abalado a economia global.

EUA estão pagando o preço por começar guerra comercial contra a China, diz Xinhua

Beijing, 24 ago (Xinhua) -- Os Estados Unidos estão pagando o preço por ter lançado a guerra comercial, já que a China é forçada a anunciar a cobrança de novas tarifas adicionais sobre os produtos dos EUA.

A China anunciou que vai cobrar tarifas adicionais sobre as importações dos Estados Unidos no valor de US$ 75 bilhões, cobrindo 5.078 produtos americanos com tarifas adicionais de 10% ou 5%, em dois lotes a partir de 1º de setembro e 15 de dezembro, respectivamente.

As novas tarifas abrangerão veículos, autopeças e produtos agrícolas, como soja e milho. Os agricultores e fabricantes americanos logo sentirão o impacto.

Ao longo de mais de um ano de atrito comercial entre os dois países, a China nunca vacilou. Quando os EUA tentaram aumentar o bullying do comércio e exercer pressão máxima sobre a China, apenas fortaleceu a determinação da China, fazendo com que a China resistisse mais firmemente contra o bullying dos EUA e defendesse seus direitos e interesses legítimos.

A China sempre acreditou que a cooperação é o único meio de resolver as questões comerciais com o lado americano, mas essa cooperação vem com pré-condições. A China se opõe fortemente à hegemonia do comércio dos EUA e nunca comprometerá seus princípios fundamentais. Quanto mais algumas pessoas nos Estados Unidos seguirem seu perigoso caminho de hegemonia e bullying, mais forte será o pushback que encontrarão.

Em termos de contra-medidas, a China está falando sério.

Não há vencedor em uma guerra comercial. Empresas de ambos os lados pagaram o preço. Agricultores em algumas partes dos Estados Unidos sofreram "impactos devastadores" da guerra comercial com a China, de acordo com reportagens da mídia dos EUA.

A escalada tarifária colocou uma pressão significativa sobre a economia dos EUA, aumentando os custos, minando o investimento e despencando os títulos. A economia dos EUA não será mais forte sem a China.

Qualquer discussão sobre o corte de laços entre empresas americanas e chinesas é ridícula. Empresas dos dois países têm sido embaixadoras de mudanças positivas nas duas economias. Apesar do atual impasse, o engajamento construtivo ainda é o caminho certo a seguir.

Algumas pessoas nos Estados Unidos imaginavam que sua guerra comercial seria "fácil de vencer". Elas foram provadas erradas. A única maneira de acabar com a guerra comercial é se os Estados Unidos implementarem o consenso alcançado pelos dois chefes de Estado, chegarem a um acordo com a China e encontrarem uma solução por meio de consultas baseadas na igualdade e no respeito mútuo.

Premiê britânico diz que pedirá a Trump para diminuir tensões comerciais

BIARRITZ, França (Reuters) - O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse neste sábado que iria pedir ao presidente Donald Trump, na cúpula do G7 deste fim de semana, que se afastasse de uma guerra comercial que já está desestabilizando o crescimento econômico em todo o mundo.

Johnson e Trump devem se reunir no domingo de manhã para o que se espera serem conversas positivas sobre as futuras relações comerciais bilaterais de seus países e o Brexit, além de cobrir tópicos internacionais em que os dois lados não estão de acordo, como a Rússia, o acordo nuclear do Irã e política comercial sobre a China.

Questionado se ele estaria dizendo a Trump que não deveria acirrar a guerra comercial com a China, Johnson disse: "pode apostar".

Falando aos repórteres na chegada à cidade francesa de Biarritz, Johnson disse que uma de suas prioridades para a cúpula era "claramente o estado do comércio global. Estou muito preocupado com o andamento, o crescimento do protecionismo e das tarifas que estou vendo".

Uma guerra comercial de um ano entre os Estados Unidos e a China, as duas maiores economias do mundo, tem agitado os mercados financeiros e abalado a economia global. A disputa piorou logo antes da cúpula, com Washington e Pequim anunciando tarifas adicionais.

"Não se esqueça que o Reino Unido corre o risco de se envolver nisso", disse Johnson.

"Este não é o caminho a seguir. Além de tudo, aqueles que apoiam as tarifas correm o risco de incorrer na culpa pela desaceleração da economia global, independentemente de isso ser verdade ou não."

"Quero ver a abertura do comércio global, a redução das tensões e a queda das tarifas."

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters/Xinhua

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário