Alemanha vai entrar em recessão, dizem institutos, que cortam projeções para PIB 2019 e 2020

Publicado em 11/09/2019 08:34

A economia alemã entrará em recessão neste trimestre, previu o Instituto Kiel para a Economia Mundial (IfW) nesta quarta-feira, quando reduziu suas previsões de crescimento para a maior economia da Europa devido a disputas comerciais e incerteza sobre o Brexit.

O instituto IfW informou esperar que a economia alemã encolha 0,3% no terceiro trimestre em relação ao trimestre anterior, quando contraiu 0,1%.

A instituição também cortou sua previsão de crescimento para a economia alemã em 2019 de 0,6% para 0,4%. Para 2020, agora vê um expansão de 1,0%, abaixo da estimativa anterior de 1,6%. Para 2021, o instituto prevê aumento de 1,4%.

O instituto econômico RWI também reduziu sua previsão de crescimento para a economia alemã neste ano para 0,4%, contra 0,8% anteriormente. Para 2020, vê crescimento de 0,9%, com crescentes sinais de que a economia está sofrendo forte desaceleração.

A chanceler Angela Merkel disse mais cedo aos parlamentares que a atual situação econômica na Alemanha significa que as receitas tributárias podem ficar abaixo do esperado. Isso poderia limitar o espaço fiscal do governo para combater uma recessão.

No entanto, o ministro das Finanças, Olaf Scholz, disse aos membros do Parlamento na terça-feira que a Alemanha estava pronta para injetar "muitos, muitos bilhões de euros" em sua economia para combater qualquer desaceleração significativa no crescimento e que o país precisa tomar medidas ousadas para atacar as mudanças climáticas antes que seja tarde demais.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STF suspende prazos processuais em todas as ações ligadas ao RS
Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA