Índices europeus avançam puxados por setor bancário

Publicado em 19/09/2019 08:39

Por Shreyashi Sanyal e Susan Mathew

(Reuters) - Uma alta nas ações dos bancos pela primeira vez em quatro sessões elevava as ações europeias nesta quinta-feira, depois que o Federal Reserve cortou a taxa de juros dos Estados Unidos, mas estabeleceu uma barra mais alta para novas reduções.

Às 7:57 (horário de Brasília), o índice FTSEEurofirst 300 subia 0,26%, a 1.534 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 ganhava 0,25%, a 390 pontos.

Os bancos europeus subiam 1,4%, o maior ganho entre os principais setores, beneficiados também pela rotação de investidores para ações com desempenho mais fraco. Os bancos são o único setor importante em queda no ano até agora.

Os bancos centrais de todo o mundo têm afrouxado a política monetária para conter uma desaceleração do crescimento econômico. Na semana passada, o Banco Central Europeu (BCE) reduziu as taxas de juros para território ainda mais negativo e pediu aos governos que fizessem mais para sustentar a economia da zona do euro.

No entanto, dados econômicos otimistas da semana passada levaram alguns BCs a adotar uma abordagem mais cautelosa para cortes de taxas. Após sinais confusos do presidente do Fed, Jerome Powell, agora todos os olhos estão voltados para a mudança política do Banco da Inglaterra (BOE), prevista para as 8h (Horário de Brasília), em que se espera que as taxas sejam mantidas.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética