Dólar supera R$ 4,14 após BC sinalizar novo corte da Selic

Publicado em 19/09/2019 12:22

LOGO REUTERS

Por Stefani Inouye

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar operava nas máximas em duas semanas contra o real nesta quinta-feira, um dia depois de o Banco Central cortar a Selic para uma nova mínima histórica e sinalizar nova redução nos juros, o que gerou alguma surpresa no mercado.

Às 11:43, o dólar avançava 0,83%, a 4,1368 reais na venda. Na máxima, foi a 4,1450 reais na venda, máxima desde 4 de setembro.

Na B3, o dólar futuro tinha alta de 0,67%, a 4,1415 reais.

O Banco Central cortou na quarta-feira a taxa básica de juros em 0,50 ponto percentual, a 5,50% ao ano, dando sequência ao ciclo de afrouxamento monetário em meio à débil recuperação econômica, num processo que deve seguir adiante, segundo sinalização do Comitê de Política Monetária (Copom).

"A queda da Selic e a previsão de outro corte na próxima reunião têm como consequência a queda também da rentabilidade da arbitragem de taxa de juros ('carry trade'), o que afeta diretamente o mercado de câmbio", afirmou Ricardo Gomes da Silva, superintendente da Correparti Corretora.

Silva também destaca a saída de fluxo financeiro dos mercados domésticos como fator de impulso do dólar contra o real. Segundo ele, investidores estariam redirecionando recursos para outros países emergentes, como o México.

Nesta sessão, o real liderava as perdas contra o dólar, com a moeda norte-americana em queda de 0,12% contra o peso mexicano e se desvalorizando também contra uma cesta de moedas.

No acumulado de setembro até dia 13, o fluxo cambial financeiro estava negativo em 1,8 bilhão de dólares, segundo o BC.

O BC vendeu todos os 580 milhões de dólares ofertados em moeda física nesta quinta-feira e negociou ainda todos os 11.600 contratos de swap cambial reverso ofertados --nos quais assume posição comprada em dólar.

(Edição de José de Castro)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário