Maia avalia como positiva comissão mista para reforma tributária

Publicado em 19/09/2019 16:01

LOGO REUTERS

(Reuters) - O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta quinta-feira que a Casa irá discutir a reforma tributária durante o mês de outubro, enquanto aguarda um posicionamento do governo, e avaliou como positiva a possível criação de uma comissão mista sobre o tema.

“Pode ser bom, vamos conversar”, disse o presidente, questionado sobre a ideia de uma comissão mista formada por integrantes da Câmara e do Senado, em meio a uma disputa por protagonismo na condução da proposta entre deputados e senadores.

“Ter uma comissão mista que unifique o trabalho, que acelere o trabalho, que mostre unidade do Congresso, pode ser muito positivo”, disse Maia a jornalistas em evento sobre reforma tributária em São Paulo.

Tanto a Câmara quanto o Senado discutem Propostas de Emenda à Constituição (PEC) que modificam o sistema tributário. Segundo o deputado, a comissão da Câmara que debate o assunto deve promover audiências públicas no decorrer de outubro.

“Nós estamos trabalhando, agora vamos fazer as audiências públicas, esperar a proposta do governo, e vamos votar. Tem aí o mês de outubro para continuar debatendo a matéria.”

Maia voltou a dizer que a ideia de adoção de uma contribuição sobre movimentações financeiras está fora de questão na Câmara, e defendeu que o governo encaminhe seu ponto de vista ao Congresso sobre a reforma.

Na opinião dele, o debate irá girar em torno dos setores que terão sua carga tributária alterada, ou ainda aqueles que passarão a pagar impostos.

Na quarta-feira, Maia disse respeitar a tese de um Imposto sobre Valor Agregado (IVA) dual, como proposto pelo relator da reforma tributária no Senado, Roberto Rocha (PSDB-MA).

O deputado defendeu, no entanto, que seja adotada uma versão única do tributo -- ideia também encampada por governadores, que entregaram sugestões ao Congresso. Segundo Maia, o fato de governadores convergirem em torno de uma tese já significa “meio caminho andado”.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello, em Brasília)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário