Preços do petróleo caem com cautela sobre primeira fase de acordo comercial EUA-China

Publicado em 14/10/2019 12:04

Por Bozorgmehr Sharafedin

LONDRES (Reuters) - Os contratos futuros do petróleo recuavam nesta segunda-feira, reagindo aos poucos detalhes sobre a primeira fase de um acordo entre os Estados Unidos e a China, depois da onda de otimismo em relação à melhora das tensões comerciais, que ajudou a elevar o mercado de petróleo em até 2% no final da semana passada.

O petróleo Brent <LCOc1> recuava 1,73 dólar, ou 2,86%, a 58,78 dólares por barril, às 11:52 (horário de Brasília). O petróleo dos Estados Unidos <CLc1> caía 1,66 dólar, ou 3,03%, a 53,04 dólares por barril.

No final da sexta-feira, as duas maiores economias do mundo delinearam a primeira etapa de um acordo comercial, e os Estados Unidos suspenderam aumentos tarifários agendados para esta semana. Mas as tarifas existentes continuam em vigor e as autoridades de ambos os lados disseram que é necessário muito mais trabalho antes que um acordo possa ser definido.

"O mercado de petróleo está adotando uma postura cautelosa quanto ao que vem a seguir, uma vez que questões espinhosas como política industrial, direitos de propriedade intelectual e transferência de tecnologia, entre outras, não foram abordadas", disse Harry Tchilinguirian, estrategista de petróleo do BNP Paribas.

Os dois contratos de referência subiram mais de 3% na semana passada, seu primeiro aumento semanal em três.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética