Bancos ajudam alta do Ibovespa em sessão com cautela sobre negociações EUA-China; Vale pesa

Publicado em 14/10/2019 13:55

LOGO REUTERS

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa buscava se sustentar no azul nesta segunda-feira, apoiada na alta de papéis de bancos, em sessão de certa cautela com as negociações comercias entre Estados Unidos e China, ainda sem um desfecho claro, além da pressão negativa de Vale.

Às 12:36, o Ibovespa subia 0,24 por cento, a 104.083,70 pontos. O volume financeiro somava 4,3 bilhões de reais.

Após Washington e Pequim acertarem um acordo parcial na última sexta-feira, notícias e declarações de autoridades de ambos os lados no sentido de que é necessário mais trabalho para finalizar o acordo traziam dúvidas sobre o que realmente foi alcançado.

Rodrigo Donato, assessor sênior da Acqua Investimentos, destacou que o mercado permanece sensível às discussões relacionadas à guerra comercial, mas que a bolsa no Brasil ainda tem um cenário muito positivo.

Ele chama a atenção para o cenário de inflação no país, que favorece mais cortes na taxa básica de juros, enquanto a expectativa de retomada da economia está vindo sem prognósticos de pressão nos custos.

"O cenário de médio e longo prazos ainda é positivo", afirmou Donato, que não descarta, contudo, momentos de realização de lucros nas ações brasileiras por fatores externos.

A mais recente pesquisa Focus do BC, nesta segunda-feira, mostrou corte nas estimativas de inflação, levando o grupo que mais acerta as previsões a reduzir ainda mais a expectativa para a taxa básica de juros neste ano.

Em revisão de cenário, economistas do Itaú Unibanco também reduziram projeção para a taxa Selic e agora espera que a Selic encerre 2019 a 4,5% e 2020 a 4%.

DESTAQUES

- BRADESCO PN avançava 1,3% e ITAÚ UNIBANCO PN tinha elevação de 1,2%, ambos engatando a quarta alta consecutiva e amparando o viés positivo do Ibovespa.

- MAGAZINE LUIZA ON subia 3,5%, em sessão de modo geral positiva para o setor de varejo e consumo na bolsa paulista, com LOJAS AMERICANAS PN também entre os destaques positivos do Ibovespa, em alta de 2,2%.

- GOL PN valorizava-se 2,6%, em sessão positiva para aéreas na bolsa, com AZUL PN avançando 1,8%. A Azul realiza encontro com analistas e investidores nesta segunda-feira.

- VALE ON caía 1,2%, contaminada pelo declínio dos preços do minério de ferro na China, enquanto números de produção e vendas repercutiram positivamente entre analistas.

- USIMINAS PNA perdia 1%, em sessão negativa para siderúrgicas. Analistas do Bradesco BBI publicaram prévia para os resultados do período de julho a setembro, afirmando que se trata de um trimestre para "esquecer".

- PETROBRAS PN cedia 0,5% e PETROBRAS ON recuava 0,4%, tendo de pano de fundo declínio dos preços do petróleo no mercado externo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário