Premiê irlandês diz que divergências sobre Brexit permanecem; fontes da UE relatam "impasse"

Publicado em 16/10/2019 08:26

O primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar, disse nesta quarta-feira que as últimas negociações entre a União Europeia e o Reino Unido não conseguiram resolver, até o momento, os problemas que impedem um Brexit amigável, e fontes da UE relataram um "impasse" nas conversações.

As dificuldades se concentram no comércio entre o bloco e o Reino Unido após a separação e na situação da fronteira irlandesa, embora Michel Barnier, principal negociador da UE para o Brexit, tenha dito que estava otimista em relação a um acordo.

"Existe um caminho para um possível acordo, mas há muitas questões que ainda precisam ser totalmente resolvidas", afirmou Varadkar em discurso. "Acho que estamos progredindo, mas ainda há questões a serem resolvidas e espero que possam ser feitas hoje".

"Mas, se não forem, ainda há mais tempo. 31 de outubro ainda está a algumas semanas e existe a possibilidade de uma cúpula adicional antes disso, se precisarmos de uma... Embora o tempo esteja acabando, estou confiante de que os objetivos (da Irlanda) podem ser alcançados."

Varadkar disse que conversou com o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, no início do dia. Johnson prometeu tirar o Reino Unido da UE em 31 de outubro com ou sem um acordo com Bruxelas.

Pouco antes de Varadkar falar, fontes da UE disseram que as negociações haviam chegado a um "impasse" sobre um futuro acordo comercial com o Reino Unido e a rejeição pelo Partido Unionista Democrático (DUP), da Irlanda do Norte, para as soluções alfandegárias provisoriamente acordadas pelos negociadores.

"Ruiu porque o DUP rejeitou o acordo alfandegário em sua reunião com Johnson", disse uma autoridade da UE à Reuters. "Portanto, houve um acordo aduaneiro provisório, mas foi derrubado.

"O Reino Unido está negociando conosco novamente, sem poder garantir a maioria na Câmara dos Comuns. Já estivemos aqui antes", acrescentou.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STF suspende prazos processuais em todas as ações ligadas ao RS
Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA