Temer é absolvido de acusação de obstrução de Justiça por conversa com Joesley

Publicado em 17/10/2019 13:33

BRASÍLIA (Reuters) - A Justiça Federal de Brasília absolveu o ex-presidente Michel Temer em um processo que era réu por obstrução de Justiça no caso referente a uma conversa que ele teve com o empresário Joesley Batista, do grupo J&F, controlador da JBS.

O caso refere-se a uma suposta compra de silêncio feita por Joesley e estimulada por Temer do doleiro Lucio Funaro e do ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha.

O juiz Marcos Vinícius Reis Bastos, da 12ª Vara Federal Criminal de Brasília, argumentou na sentença que o Ministério Público Federal editou a transcrição do diálogo da conversa de Temer com Joesley, mudando o seu sentido.

A conversa, base da denúncia feita pelo ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot contra Temer quando ele ocupava a Presidência, mostra o ex-presidente dizendo a célebre frase “tem de manter isso, viu?” a Joesley.

Seria, segundo a acusação, uma referência a pagamentos que Joesley estaria fazendo a Cunha na tentativa de evitar que ocorresse uma delação premiada do ex-parlamentar.

Em março, Temer foi preso temporiamente em outra investigação, por ordem do juiz Marcelo Bretas, que conduz a operação Lava Jato no Rio de Janeiro.

(Reportagem de Ricardo Brito)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética