É "completamente inapropriado" China retaliar contra empresas dos EUA, diz Pompeo, segundo CNBC

Publicado em 21/10/2019 13:38

LOGO REUTERS

WASHINGTON (Reuters) - O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, disse nesta segunda-feira que é "completamente inapropriado" a China retaliar contra as empresas norte-americanas por comentários sobre os protestos pró-democracia em Hong Kong, informou a CNBC.

Uma controvérsia surgiu este mês quando Daryl Morey, gerente geral do time de basquete do Houston Rockets, publicou no Twitter seu apoio aos manifestantes pró-democracia em Hong Kong, governada pela China. A postagem foi excluída posteriormente.

Após o tuíte, a China não transmitiu dois jogos de pré-temporada da liga de basquete norte-americana NBA, enquanto a NBA cancelou muitas aparições de jogadores.

A CNBC afirmou que Pompeo disse à rede em uma entrevista nesta segunda-feira que "do ponto de vista da política externa, achamos completamente inapropriado a China atacar empresas norte-americanas cujos funcionários ou clientes exercem suas liberdades fundamentais aqui nos Estados Unidos".

Segundo a CNBC, ele acrescentou: “Apenas achamos que isso não faz sentido. E encorajamos todas as empresas a dar uma boa olhada para garantir que os tipos de coisas, a reciprocidade que o presidente [Donald] Trump exigiu da China, realmente aconteçam. ”

Esse conflito ocorre em um momento de negociações delicadas entre o governo Trump e a China para tentar resolver uma guerra comercial prejudicial entre as duas maiores economias do mundo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário