Brasil avalia prós e contras após convite para ingressar na Opep, diz Bolsonaro

Publicado em 01/11/2019 12:25

(Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro disse nesta sexta-feira que recebeu convite de um país do Oriente Médio durante viagem nesta semana para que o Brasil ingresse na Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), mas que o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, ressalvou que há prós e contras em fazer parte da organização.

Bolsonaro disse que uma decisão a respeito ainda será tomada, após o governo discutir a questão.

"Tive um convite, por parte de país lá do Oriente Médio, para nós entrarmos na Opep. Conversei rapidamente com o ministro das Minas e Energia. Ele falou: presidente, tem prós e contras; não podemos decidir de uma hora para a outra", disse Bolsonaro a jornalistas na saída do Palácio da Alvorada.

"Devemos conversar na semana que vem. É um convite apenas", acrescentou, sem revelar que país fez o convite.

Em visita oficial à Arábia Saudita, Bolsonaro disse na quarta-feira em evento com investidores que gostaria que o Brasil se tornasse membro da Opep. [nL2N27F0J2]

O comentário, que Bolsonaro ressaltou ser uma opinião pessoal, acontece no momento em que o Brasil se prepara para realizar na próxima semana o que autoridades têm definido como o maior leilão de petróleo do mundo.

A licitação, que envolve excedentes de áreas concedidas à estatal Petrobras <PETR4.SA> sob um contrato conhecido como cessão onerosa, está agendada para 6 de novembro e terá cobrança de 106,5 bilhões de reais em bônus de assinatura.

(Por Pedro Fonseca, no Rio de Janeiro)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STF suspende prazos processuais em todas as ações ligadas ao RS
Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA