Dólar começa novembro em queda com foco em exterior e leilões de petróleo

Publicado em 01/11/2019 20:43

(Reuters) - O dólar começou novembro em queda, para pouco abaixo de 4 reais, e engatou a segunda semana consecutiva perdendo valor ante a moeda brasileira, na esteira de uma sexta-feira positiva e marcada por recordes em Wall Street, por esperanças sobre acordo comercial entre Estados Unidos e China.

No mercado interbancário, o dólar caiu nesta sexta-feira 0,35%, a 3,9950 reais na venda.

Na semana, a cotação recuou 0,36%, depois de devolver 2,67% na semana anterior. É a primeira vez desde a semana encerrada em 12 de julho que o dólar cai por duas semanas seguidas.

Na B3, o dólar futuro de maior liquidez cedia 0,58%, a 4,0010 reais.

O dólar não perdeu valor apenas frente ao real. A moeda norte-americana cedia frente a 29 de 33 importantes pares nesta sessão, pressionada pela demanda por ativos mais arriscados (e que oferecem mais retorno).

Pelo mesmo motivo, o iene --divisa comumente demandada em tempos de incerteza-- tinha a segunda maior desvalorização nos mercados de câmbio nesta sessão, melhor apenas que o combalido peso argentino.

O mote para o bom humor foram dados mostrando que a criação de vagas de emprego nos EUA desacelerou em outubro menos do que o esperado, indicando força na maior economia do mundo. Além disso, o mercado também se animou com notícias, em várias frentes, sobre progressos nas negociações comerciais entre EUA e China.

Da pauta local, as atenções seguem voltadas para os leilões do pré-sal a ocorrer no começo do mês --evento já na mira dos agentes financeiros e que contribuiu para o recente alívio na taxa de câmbio.

"O maior ingresso (8,5 bilhões de dólares) deve vir no quarto trimestre, uma vez que os contratos sejam assinados, mas vemos subsequentes fluxos de coparticipação ao longo de todo o ano que vem", disseram estrategistas do Morgan Stanley em nota.

Os profissionais citaram ainda como fator a influenciar o real o potencial anúncio pela equipe econômica nos próximos dias de um pacote de propostas de reformas, "já que medidas pró-crescimento provavelmente darão impulso adicional ao câmbio."

Petrobras confirma redução de cerca de 3% no diesel nas refinarias

SÃO PAULO (Reuters) - A Petrobras <PETR4.SA> confirmou que reduziu o preço do diesel em 0,0678 real por litro, ou cerca de 3%, a partir desta sexta-feira.

O reajuste havia sido antecipado pela Reuters na véspera, com informações da consultoria FCStone. [nL2N27G2KE]

O movimento é o segundo corte aplicado pela Petrobras nas cotações do diesel nas últimas duas semanas, após a companhia ter chegado a ficar mais de um mês sem mudar o preço do diesel. [nL2N27615T]

A companhia reduziu o valor do combustível em cerca de 1,5% em 25 de outubro, depois de ter ficado desde 19 de setembro sem anunciar mudanças.

Trump conversa com Fernández por telefone e diz que pediu que FMI trabalhe com novo governo argentino

BUENOS AIRES (Reuters) - O presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández, teve uma conversa telefônica na sexta-feira com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou a assessoria de imprensa do argentino em comunicado, depois que o político de centro-esquerda venceu as eleições gerais do país no domingo.

Durante a ligação, Trump disse a Fernández que havia "instruído" o Fundo Monetário Internacional (FMI), que concedeu uma linha de crédito de 57 bilhões de dólares ao país no ano passado, para trabalhar com o novo governo da Argentina.

"Não hesite em me ligar", disse Trump a Fernández durante o telefonema. O presidente eleito da Argentina disse a Trump que espera que os dois tenham um relacionamento "maduro e cordial", disse o comunicado.

O acordo do FMI, negociado com o atual presidente argentino, Mauricio Macri, está no limbo desde as eleições primárias de 11 de agosto, que Fernández venceu por uma margem maior que o esperado. Aquele resultado alimentou o receio de um calote da dívida soberana argentina.

Mas o peso se estabilizou nesta semana, ajudado por intervenções do banco central, após a vitória de Fernández nas eleições. A moeda fechou sexta-feira em 59,745 pesos por dólar.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário