Bolsonaro confirma visita à Índia em janeiro para ampliar comércio; indianos terão PIB de US$ 5 trilhões

Publicado em 13/11/2019 18:37

(Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro confirmou uma visita à Índia em janeiro para buscar entendimentos comerciais e aprofundar a cooperação em áreas como ciência e tecnologia e biocombustíveis, informou o Palácio do Planalto após encontro de Bolsonaro com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi.

Modi está no Brasil para o encontro dos Brics --grupo composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul--, e durante a reunião bilateral com Bolsonaro o convidou para comparecer às festividades do Dia da República, na Índia, em janeiro do próximo ano, de acordo com nota do Planalto sobre o encontro.

"O presidente Jair Bolsonaro confirmou sua aceitação do convite para participar, como convidado principal, das comemorações do Dia da República, na Índia, em 26 de janeiro de 2020. Disse querer aproveitar a visita para novos entendimentos comerciais e para aprofundar a cooperação numa série de áreas, como biocombustíveis e ciência e tecnologia", afirma a nota.

"O presidente brasileiro concordou com o primeiro-ministro Modi quanto ao grande potencial da cooperação bilateral e manifestou o desejo de fortalecer a parceria estratégica indo-brasileira. Ressaltou ser importante prever, por ocasião de sua visita à Índia, atividades paralelas para aproximar os setores privados dos dois países", acrescenta a nota.

O encontro dos líderes dos países dos Brics acontece em Brasília entre esta quarta e a quinta-feira. Mais cedo, Bolsonaro se reuniu com o presidente da China, Xi Jinping, e pediu que o país asiático, maior parceiro comercial do Brasil, aumente a importação de produtos brasileiros de maior valor agregado.

Premiê indiano quer transformar Índia em economia de US$ 5 trilhões até 2024

BRASÍLIA (Reuters) - O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, disse em declaração durante a cúpula dos Brics, nesta quarta-feira, que seu país pretende se tornar uma economia de 5 trilhões de dólares até 2024.

O PIB da Índia em 2018 foi de 2,6 trilhões de dólares. Modi disse que a meta dos Brics --formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul-- para investimentos e comércio tem de ser mais ambiciosas e que aceita sugestões para reduzir ainda mais os custos comerciais.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em alta com ajuda de Fed e Moody's; Bradesco e Weg recuam
Wall St avança com Fed sinalizando viés mais brando antes de dados de emprego
Dólar tem maior queda diária desde agosto sob influência de Fed e Moody's
RS tem mais de 300 mil sem luz; barragem de usina se rompe
Taxas futuras despencam com decisão do Fed e anúncio da Moody's sobre Brasil