HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Plantio da SLC Agrícola cairá 1,9% em 2019/20 com atraso por chuvas

Publicado em 14/11/2019 10:08

LOGO REUTERS

Por Roberto Samora

SÃO PAULO (Reuters) - A SLC Agrícola <SLCE3.SA>, uma das maiores produtoras de grãos e oleaginosas do Brasil, estimou uma redução de 1,9% na sua área plantada na safra 2019/20, para 449,5 mil hectares, devido ao atraso do início das chuvas nos Estado do Mato Grosso e Maranhão.

A questão climática postergou o plantio da soja --cuja área cairá 3%, para 236 mil hectares-- reduzindo o potencial do total plantado de milho safrinha, que acabará caindo 8,5% ante 2018/19, para 81,7 mil hectares.

A companhia, por outro lado, estima um aumento de 2% no plantio de algodão, para 126,2 mil hectares, de acordo com comunicado divulgado na noite de quarta-feira.

Em relação às produtividades para a próxima safra, a empresa estimou crescimento de 6,4% para o algodão (média 1ª e 2ª safras), 2,3% de aumento na soja e crescimento de 6% no milho 2ª safra.

"O cenário de clima para a próxima safra é de normalidade", disse a SLC agrícola, citando relatório do NOAA, do governo dos EUA.

Dada essa combinação de fatores --área plantada, produtividade, custos e clima--, "nossas expectativas em relação à safra 2019/20 são positivas e estimamos manter um bom nível de rentabilidade para esse novo ano agrícola que se inicia".

As informações foram publicadas no balanço financeiro do terceiro trimestre, no qual a companhia reportou prejuízo de 96,6 milhões de reais, ante lucro de 35,6 milhões de reais, uma vez que a companhia considerava uma produtividade maior do algodão no cálculo da variação do valor justo dos ativos biológicos.

Além disso, ao longo do terceiro trimestre, houve redução no preço do algodão, o que ocasionou uma revisão do cálculo também sob esse quesito.

Já o Ebitda ajustado do terceiro trimestre foi recorde, em 161 milhões de reais, com crescimento de 82,4% em relação ao mesmo período do ano passado, reflexo dos maiores volumes faturados e margens na soja e no milho.

Separadamente, a empresa ainda reportou que vendeu um total de 5.205 hectares (sendo 4.162 agricultáveis), por 83,2 milhões de reais, da Fazenda Parnaíba, localizada no município de Tasso Fragoso, no Maranhão.

A área vendida continuará sendo operada pela companhia, com pagamento de arrendamento a valor de mercado, disse a empresa, cujas terras totais estão avaliadas 3,86 bilhões de reais, apreciação de 3,4% sobre 2018, oferecendo um ganho líquido de 183,5 milhões de reais.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário