Otimismo comercial pressiona dólar contra real com votação do STF no radar

Publicado em 18/11/2019 10:35

LOGO REUTERS

Por Luana Maria Benedito

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar passava a operar em queda contra o real nesta segunda-feira, depois de bater os 4,20 reais na sessão anterior, num início de semana marcado pela expectativa de um acordo comercial entre Estados Unidos e China e com uma votação do STF sobre decisão envolvendo o antigo Coaf no radar dos investidores.

Às 10:32, o dólar recuava 0,18%, a 4,1860 reais na venda.

Na última sessão, o dólar fechou em alta de 0,16%, a 4,1934 reais na venda, mas na máxima a cotação no mercado spot foi a 4,2000 reais na venda.

O dólar futuro registrava queda de 0,54% nesta segunda-feira, a 4,1770 reais.

O otimismo renovado em relação às negociações comerciais entre Estados Unidos e China marcava esta sessão, após a agência estatal chinesa Xinhua informar que os dois lados mantiveram "negociações construtivas" sobre comércio em um telefonema de alto nível no sábado.

Segundo a agência, o vice-premiê da China, Liu He, o representante comercial dos EUA, Robert Lighthizer, e o secretário do Tesouro norte-americano, Steven Mnuchin, participaram do telefonema. Os dois lados discutiram as questões centrais para a elaboração da primeira fase de um acordo comercial e concordaram em manter uma comunicação próxima, disse a Xinhua.

"Há um ambiente mais favorável hoje", disse Ricardo Gomes da Silva, da Correparti Corretora. "O investidor foi para o risco em cima dessa possibilidade (de acordo EUA-China), reverberando movimento de sexta-feira."

Na sexta-feira, feriado no Brasil, as bolsas dos Estados Unidos e da Europa fecharam em alta, impulsionadas pelas notícias de progresso na frente comercial EUA-China.

Algumas moedas emergentes, como o peso chileno - que se recuperava de mínimas históricas tocadas na semana passada - e a lira turca, registravam altas contra o dólar, mas o peso mexicano e o rand sul-africano recuavam em relação à moeda norte-americana.

No cenário doméstico, segundo Gomes da Silva, estava no radar dos investidores o julgamento do plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre uma decisão que determinou o envio à corte de relatórios elaborados pelo antigo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), atual Unidade de Inteligência Financeira do Banco Central.

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, havia determinado que o BC enviasse à corte todos os Relatórios de Inteligência Financeira (RIF) e das Representações Fiscais para Fins Penais (RFFP) realizados nos últimos três anos, medida que pode colocar em risco informações privadas de mais de 600 mil pessoas.

"Como é polêmico, não há previsão de encerramento do tema no STF", comentou Gomes da Silva. "(A decisão de Toffoli) piorou o ambiente, mas no mercado vamos ter que esperar para ver como isso vai reverberar."

O Banco Central vendeu nesta segunda-feira 4 mil contratos de swap cambial reverso e 200 milhões de dólares em moeda spot, de oferta de 12 mil e 600 milhões, respectivamente.

Adicionalmente, a autarquia também ofertará contratos de swap tradicional, para rolagem do vencimento janeiro de 2020.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário