Dólar cai ante real em sessão volátil de olho em negociações comerciais e política doméstica

Publicado em 21/11/2019 10:35

LOGO REUTERS

Por Luana Maria Benedito

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar devolvia os ganhos iniciais e recuava ante o real nesta quinta-feira, em sessão volátil marcada pelo otimismo cauteloso na frente comercial Estados Unidos-China, com os investidores de olho na aprovação de admissibilidade de PEC que permite prisão após condenação em segunda instância e no voto do presidente do STF sobre caso do antigo Coaf.

Às 10:33, o dólar recuava 0,20%, a 4,1906 reais na venda, depois de chegar a subir mais de 0,3%, tocando 4,2171 reais na máxima do dia.

Na sessão anterior, o dólar à vista teve leve ajuste de baixa, caindo 0,17%, a 4,1988 reais na venda.

O dólar futuro registrava queda de 0,10% neste pregão, a 4,193 reais.

Segundo Fernanda Consorte, estrategista de câmbio do banco Ourinvest, não há um acontecimento específico que esteja orientando o movimento do dólar nesta sessão, e a alta anterior e volatilidade da moeda apenas refletem as incertezas comerciais e as tensões políticas recentes.

"A moeda está num patamar estressado", disse. "As altas sugerem incerteza política tanto aqui como na América Latina, e também na eterna novela das negociações comerciais entre Estados Unidos e China."

Antes da abertura do mercado, o Ministério do Comércio chinês disse que a China se esforçará para chegar a um acordo comercial inicial com os Estados Unidos, na tentativa de acalmar os temores de que as negociações possam estar desandando, o que fornecia certo suporte para o real.

Ainda nesta quinta, o Wall Street Journal informou que a China convidou os principais negociadores comerciais dos Estados Unidos para uma nova rodada de negociações presenciais em Pequim.

No entanto, uma notícia de quarta-feira de que a "fase um" de um acordo entre os dois lados pode ser adiada para o próximo ano limitava o otimismo.

No Brasil, a atenção se voltava para as novidades políticas, após a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovar na quarta-feira a admissibilidade de Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que permite a prisão após condenação em segunda instância.

Também na quarta feira, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, votou para impedir que o antigo Coaf faça relatórios por encomenda do Ministério Público ou de polícias Federal e Civil dos Estados, o que pode beneficiar o senador Flávio Bolsonaro.

No exterior, o índice do dólar contra outras moedas caía 0,17%.

O Banco Central vendeu nesta quinta-feira 4 mil contratos de swap cambial reverso e 200 milhões de dólares em moeda spot, de oferta de até 15.700 e 785 milhões, respectivamente.

Adicionalmente a autarquia ofertará contratos de swap tradicional, para rolagem do vencimento janeiro de 2020.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário