BNDES paga mais R$30 bi ao Tesouro, totalizando R$123 bi em 2019

Publicado em 11/12/2019 16:55

BRASÍLIA (Reuters) - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou nesta quarta-feira que pagou mais 30 bilhões de reais ao Tesouro de forma antecipada, com o total já devolvido no ano chegando à meta acordada de 123 bilhões de reais.

Em nota, o banco de fomento afirmou que, do total neste ano, 100 bilhões de reais foram em pré-pagamento.

"O serviço contratual antes das liquidações antecipadas era estimado em 26 bilhões de reais. Com a amortização antecipada, tanto o serviço de amortização quanto de juros foram reduzidos em cerca de 3 bilhões de reais", disse o banco.

Os recursos são referentes a empréstimos que o banco recebeu de governos petistas para sustentar seus programas. Desde 2015, contudo, o BNDES vem antecipando esses pagamentos, em operações que já somam cerca de 409 bilhões de reais.

Segundo o BNDES, a antecipação não irá comprometer os desembolsos programados pelo banco em suas operações de financiamento.

O banco informou ainda que, para além da ajuda nessa frente -- que tem impacto sobre a redução da dívida bruta --, o BNDES também pagou neste ano 9,5 bilhões de reais em dividendos ao governo federal, sendo 1,6 bilhão de reais em dividendos do exercício de 2018 e 7,9 bilhões relativos a 2019.

(Por Marcela Ayres)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STF suspende prazos processuais em todas as ações ligadas ao RS
Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA