China, Rússia e França em alerta após ataque dos EUA matar militar do Irã

Publicado em 03/01/2020 10:20

Paris - China, Rússia e França, todos membros permanentes do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), alertaram para os riscos do ataque realizado pelos Estados Unidos no Iraque, que culminou na morte do general Qassem Soleimani, comandante das Forças Quds, uma unidade especial da Guarda Revolucionária do Irã.

A China se descreveu como "altamente preocupada". "A paz no Oriente Médio e na região do Golfo deve ser preservada", afirmou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Geng Shuang. "Pedimos a todas as partes envolvidas, especialmente aos EUA, que mantenham a calma e a contenção e evitem novas escaladas de tensões".

Já o Ministério das Relações Exteriores da Rússia, através de um diplomata sem nome citado pela agência de notícias estatal TASS, condenou o assassinato como "um passo aventureiro que levaria a tensões crescentes em toda a região".

Na França, a vice-ministra de Relações Exteriores, Amelie de Montchalin, afirmou que "estamos acordando em um mundo mais perigoso. A escalada militar é sempre perigosa". Ela indicou que esforços de reconciliação estão sendo feitos nos bastidores e que o presidente francês, Emmanuel Macron, e o Ministério de Relações Exteriores estão contatando "todos os atores da região". Fonte: Associated Press/AE

Fonte: Agência Estado

NOTÍCIAS RELACIONADAS

EUA veem Brasil como parceiro "muito promissor" em minerais críticos, diz secretário
Wall Street recua após dados fortes de emprego abalarem apostas no corte de juros do Fed
Ibovespa ultrapassa 190 mil pela 1ª vez embalado por estrangeiros
Dólar cai ao menor valor desde maio de 2024 em meio a forte fluxo estrangeiro para a bolsa
Taxas de DIs curtas caem após comentários de Galípolo, enquanto longas sobem com exterior
Índice STOXX 600 atinge recorde com alta de ações de energia e papéis de tecnologia e finanças caem