Dólar recua ante real com alívio de temores sobre Oriente Médio

Publicado em 08/01/2020 09:28

Por Luana Maria Benedito

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar tinha pouca movimentação contra o real nesta quarta-feira, com a visão de que uma guerra regional no Oriente Médio é improvável ofuscando um ataque iraniano a bases dos Estados Unidos no Iraque na véspera.

Na avaliação do economista sênior Flavio Serrano, do Banco Haitong, na noite de terça-feira houve uma reação imediata nos mercados internacionais a esse evento, principalmente de petróleo e ouro, com altas acentuadas. "Mas, ao longo da noite, houve uma dissipação desses efeitos", afirmou Serrano à Reuters, com a visão de que escaladas mais graves no conflito EUA-Irã são improváveis.

Forças iranianas lançaram mísseis contra bases militares que abrigam forças norte-americanas, na noite de terça-feira (horário de Brasília), em retaliação ao assassinato do general iraniano Qassem Soleimani pelos Estados Unidos na semana passada.

Depois dos ataques, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, disse que os ataques "concluíram" a reação de Teerã ao assassinato do general Qassem Soleimani, mas que sua nação não quer agravar o confronto. Além disso, acalmando investidores, o presidente norte-americano Donald Trump disse em publicação no Twitter: "está tudo bem!"

Em nota, a XP Investimentos afirmou que "os investidores aguardam próximos desdobramentos, mas o consenso ainda é de que uma escalada no conflito entre EUA-Irã seja improvável".

Assim, com uma recuperação do apetite por risco, às 10:31, o dólar recuava 0,13%, a 4,0596 reais na venda. O dólar futuro de maior liquidez tinha queda de 0,27%, a 4,069 reais.

No exterior, a moeda norte-americana ganhava contra divisas consideradas seguras, como o franco suíço e o iene japonês, e avançava 0,2% contra uma cesta de rivais. Ao mesmo tempo, o dólar recuava contra divisas emergentes pares do real, como peso mexicano, lira turca e rand sul-africano, em sinal de alívio no sentimento global.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Trump adverte Carney em Davos e diz que Canadá deveria ser "grato"
Em almoço, aliado dá pistas sobre futuro ministro da Fazenda de Flávio
STOXX 600 fecha estável conforme Trump atenua retórica sobre Groenlândia
Trump diz que se reunirá com Zelenskiy e que acordo "razoavelmente próximo"
Brasil tem fluxo positivo de US$1,544 bi no ano puxado por entradas financeiras
Suprema Corte dos EUA parece relutante em permitir que Trump demita Lisa Cook do Fed