Trump diz que ataques do Irã não deixaram vítimas em ataques a bases militares

Publicado em 08/01/2020 14:14

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira que nenhum norte-americano morreu nos ataques iranianos a bases militares que abrigavam tropas dos EUA no Iraque, e fez um apelo para que potências mundiais busquem um novo acordo nuclear com o Irã.

"Nenhum norte-americano ficou ferido no ataque da noite passada pelo regime iraniano. Não tivemos vítimas", disse Trump em discurso na Casa Branca.

"O fato de que temos essas Forças Armadas e equipamentos fantásticos, no entanto, não significa que temos de usá-los. Não queremos usá-los. A força americana, tanto militar quanto econômica, é a melhor ferramenta de dissuasão", disse.

Trump se aproximou, mas não chegou, a fazer uma ameaça direta de ação militar contra o Irã. Ele fez um apelo para que potências mundiais, incluindo Rússia e China, para abandonarem o acordo nuclear de 2015 com o Irã e trabalhar por um novo acordo.

"Temos todos de trabalharmos juntos na direção de fazer um acordo com o Irã que torne o mundo um lugar mais pacífico e mais seguro", disse.

Forças iranianas dispararam mísseis em bases militares que abrigam tropas norte-americanas no Iraque na quarta-feira em retaliação pelo assassinato cometido pelos EUA de um general iraniano, aumentando as apostas nas tensões entre Teerã e Washington e gerando receios de uma guerra mais ampla no Oriente Médio.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Trump adverte Carney em Davos e diz que Canadá deveria ser "grato"
Em almoço, aliado dá pistas sobre futuro ministro da Fazenda de Flávio
STOXX 600 fecha estável conforme Trump atenua retórica sobre Groenlândia
Trump diz que se reunirá com Zelenskiy e que acordo "razoavelmente próximo"
Brasil tem fluxo positivo de US$1,544 bi no ano puxado por entradas financeiras
Suprema Corte dos EUA parece relutante em permitir que Trump demita Lisa Cook do Fed