Produção de petróleo dos EUA deve crescer mais que o esperado em 2020, aponta AIE

Publicado em 14/01/2020 16:39

A produção de petróleo dos Estados Unidos deve avançar em 1,06 milhão de barris por dia (bpd) em 2020 e atingir um recorde de 13,30 milhões de bpd, disse nesta terça-feira a Administração de Informação sobre Energia (AIE), elevando sua estimativa em relação ao aumento de 930 mil bpd projetado anteriormente.

Para 2021, espera-se um crescimento de 410 mil bpd na produção norte-americana, para 13,71 milhões de bpd, de acordo com a AIE.

"Nós estimamos que a produção de petróleo dos EUA atingirá novos recordes em 2020 e 2021, guiada principalmente pelo aumento da produção na região (da bacia de) Permian no Texas e Novo México", disse em comunicado a gerente da AIE, Linda Capuano.

"Tanto oferta quanto consumo globais devem aumentar em 2020, com a oferta por produtores não membros da Opep, particularmente EUA, Noruega, Brasil e Canadá, mais do que compensando a menor produção dos países da Opep."

O "boom do shale" (petróleo não convencional) ajudou a fazer dos EUA o maior produtor de petróleo do mundo, ultrapassando Arábia Saudita e Rússia.

No entanto, o ritmo do crescimento deve desacelerar até o ano que vem, à medida que em 2020 produtores norte-americanos prosseguem --pelo segundo ano consecutivo-- com planos de cortes de custos com novas perfurações.

Em 2019, a contagem de sondas de petróleo em atividade nos EUA, um indicador de produção futura, registrou sua primeira queda anual desde 2016.

Para 2020, a AIE espera que a demanda por petróleo e outros combustíveis líquidos dos EUA cresça em 160 mil bpd, para 20,64 milhões de bpd. A cifra fica abaixo da projeção anterior da agência, que estimava um aumento de 170 mil bpd, para 20,75 milhões de bpd.

Já em 2021 a demanda deve avançar em 70 mil bpd, atingindo 20,71 milhões de bpd, acrescentou a AIE.

(Por Devika Krishna Kumar)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STF suspende prazos processuais em todas as ações ligadas ao RS
Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA