Rússia e China estão trabalhando em vacina contra vírus, diz consulado russo

Publicado em 29/01/2020 08:50

MOSCOU (Reuters) - Rússia e China estão trabalhando para desenvolver uma vacina contra o coronavírus, e o governo chinês entregou o genoma do vírus a autoridades de saúde russas, informou nesta quarta-feira uma missão diplomática da Rússia na China.

O número de mortes provocadas pelo novo coronavírus na China subiu para 132 nesta quarta-feira, com o número de casos confirmados agora em quase 6.000.

"Especialistas russos e chineses começaram a desenvolver uma vacina", afirmou o consulado russo na cidade de Guangzhou.

Não ficou claro se cientistas russos e chineses estavam trabalhando juntos ou separadamente. O consulado em Guangzhou não pôde ser contactado para comentar.

A Rússia, que ainda não teve nenhum caso confirmado do vírus, começou na terça-feira a verificar todos os turistas russos que retornavam da China, informou nesta quarta-feira o órgão de vigilância nacional da saúde.

"O lado chinês entregou o genoma do vírus à Rússia, o que permitiu aos cientistas desenvolver rapidamente testes expressos que permitem identificar o vírus no corpo humano em duas horas", afirmou o consulado no comunicado.

A Rússia está conversando com a China sobre a retirada de cidadãos da província da cidade de Wuhan e da província de Hubei, o epicentro do surto, informou o consulado.

O primeiro-ministro russo, Mikhail Mishustin, ordenou que o órgão de fiscalização de segurança do consumidor da Rússia elabore e apresente um plano ao governo ainda nesta quarta-feira sobre maneiras de impedir a propagação do coronavírus.

As autoridades russas fecharam algumas passagens de fronteira terrestre para a China no extremo oriente russo até 7 de fevereiro.

(Reportagem de Andrey Kuzmin)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa avança com blue chips em começo de semana com bateria de balanços
Wall Street abre em alta com expectativas de cortes na taxa de juros
Dólar tem alta frente ao real após queda recente em meio a expectativa por Copom
Ibovespa hesita na abertura de semana com decisão do BC e bateria de balanços no Brasil
Confiança dos investidores da zona do euro aumenta em maio pelo 7º mês consecutivo