Rio se prepara para combater risco de coronavírus no Carnaval

Publicado em 13/02/2020 14:20

RIO DE JANEIRO (Reuters) - Os preparativos para o Carnaval do Rio de Janeiro, quando mais de 1 milhão de turistas visitam a cidade, são sempre uma tarefa desafiadora para as autoridades.

Mas, em 2020, o trabalho ficou um pouco mais complicado graças ao novo coronavírus, que já se espalhou por mais de 25 países desde seu epicentro em Wuhan, na China.

A poucos dias do Carnaval, que acontece entre 21 e 26 de fevereiro deste ano, autoridades cariocas montaram um "plano de contingência urbana" e estão treinando agentes da área de saúde para identificar e conter o vírus.

"Preocupa porque há uma grande movimentação de pessoas e uma grande entrada de turistas vindos do país todo e do mundo todo", disse Patrícia Guttman, superintendente da vigilância em saúde do município, à Reuters.

Guttman afirmou que o Rio remanejou cerca de 120 leitos hospitalares que poderiam ser usados por pacientes com suspeita de coronavírus.

Durante o Carnaval, milhares de turistas se aglomeram pelas ruas da cidade para festejar, o que pode criar um ambiente propício para a disseminação de doenças contagiosas.

Na quarta-feira, agentes da área de saúde receberam treinamento sobre como identificar potenciais portadores do vírus, praticando a rápida aplicação de máscaras e a proteção com roupas de plástico.

Autoridades da cidade insistem estar preparadas.

"Estamos prontos para o Carnaval", disse Guttman.

 
Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terça será dia mais intenso de ataques ao Irã, diz secretário de Defesa dos EUA
BCE não tem pressa mesmo que guerra contra o Irã possa alterar perspectivas, dizem autoridades
Dólar oscila perto da estabilidade no Brasil com guerra no Oriente Médio no foco
Minério de ferro sobe com aumento da demanda da China e da produção de ferro-gusa
Trump diz à Fox News que é possível que ele converse com Irã
Importação de minério de ferro pela China cresce com maior oferta de produtores e demanda doméstica firme