Coronavírus volta a assustar e Ibovespa recua; Suzano sobe

Publicado em 13/02/2020 18:32

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa recuou nesta quinta-feira, após duas altas seguidas, com notícias sobre o coronavírus voltando a minar o sentimento de investidores. A ação da Suzano foi destaque positivo após resultado trimestral e perspectivas agradarem investidores.

Índice de referência da bolsa brasileira, o Ibovespa caiu 0,87%, a 115.662,40 pontos. O giro financeiro da sessão somou 21,58 bilhões de reais.

A queda veio após o Ibovespa acumular ganho de 3,65% nos últimos dois pregões.

Uma revisão no método de diagnóstico do coronavírus, que fez disparar a contagem de mortes e casos na China, aumentou a aversão a risco, na esteira de fortes perdas também em outras praças acionárias no exterior.

"O vírus parece ser muito mais contagioso do que se sabia antes", avaliou o analista Jasper Lawler, chefe de pesquisa do London Capital, explicando que a percepção de risco de pandemia, que poderia causar pânico nos mercados aumentou ligeiramente.

Ele ponderou, contudo, que, se essa nova metodologia significa que os métodos de detecção melhoraram e se o aumento no número de casos é um evento único, um movimento maior de venda nos mercados pode ser evitado.

Wall Street também mostrou fraqueza, com o Dow Jones em queda de 0,43% e o S&P 500 recuando 0,16%.

DESTAQUES

- VALE ON caiu 1,75%, contaminada pelo viés negativo no exterior, apesar da alta dos preços do minério de ferro na China. No setor de mineração e siderurgia, CSN subiu 0,08% e Gerdau PN recuou 0,47%.

- USIMINAS PNA avançou 4,97%, descolando do setor, com o resultado do quarto trimestre previsto para a sexta-feira, antes da abertura. O Safra, contudo, espera outro trimestre difícil, com compressão de margem na base trimestral.

- BANCO DO BRASIL ON recuou 1,55%, após resultado do quarto trimestre, com alta de 20% no lucro recorrente ante mesmo período de 2018. O presidente do banco disse que o retorno sobre o patrimônio (ROE) deve ficar acima de 18% neste ano. No setor, BRADESCO PN e ITAÚ UNIBANCO PN perderam 1,92% e 1,55%, respectivamente.

- BTG PACTUAL UNIT subiu 2,58%, destoando dos demais bancos, também tendo no horizonte o balanço do quarto trimestre, na sexta-feira, antes da abertura. O Goldman Sachs estima que o BTG deve manter a tendência positiva, com números fortes em todos os segmentos de negócios. Investidores, segundo eles, estarão focados em entender a perspectiva de crescimento e a estratégia de potencial expansão do BTG digital.

- PETROBRAS PN e PETROBRAS ON caíram 1,36% e 1,9%, respectivamente, refletindo maior aversão a risco, descolando da alta do preço do petróleo no exterior.

- RUMO ON recuou 2,62%, entre as maiores quedas, antes de balanço previsto para após o fechamento do mercado.

- SUZANO avançou 3,25%, mesmo após divulgar queda no lucro líquido do quarto trimestre, para 1,175 bilhão de reais, resultado em linha com o esperado. A empresa atualizou projeções sobre sinergias com a Fibria e avaliou que o mercado de celulose está perto do ponto em que os preços vão começar a se recuperar. Também disse que manterá a estratégia de redução de estoques de celulose neste ano.

Wall Street fecha em queda com preocupações sobre coronavírus

NOVA YORK (Reuters) - Wall Street perdeu terreno nesta quinta-feira, afastando-se de recordes, enquanto investidores digeriram novas evoluções do coronavírus e balanços corporativos mistos.

Os ativos de tecnologias lideraram as perdas entre os três principais índices acionários dos EUA, com as "blue chip" do Dow Jones sofrendo a maior perda percentual.

As esperanças de que a epidemia do coronavírus estivesse diminuindo foram afetadas por um aumento nas mortes, com outras 242, elevando o número de óbitos por coronavírus na China para 1.367. Além disso, milhares foram diagnosticados devido a uma nova metodologia de teste.

"Em um dia como o de hoje, os investidores precisam apenas seguir em frente", disse Charlie Ripley, estrategista sênior de mercado da Allianz Investment Management em Minneapolis.

Ainda assim, as vendas do fim do pregão foram relativamente moderadas.

"As manchetes estão indo e vindo... mas os investidores estão percebendo que este é um evento do primeiro trimestre e as incertezas provavelmente diminuirão", acrescentou Ripley.

De fato, em seu relatório econômico ao Congresso no início desta semana, o presidente do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA), Jerome Powell, disse que a autoridade monetária estava avaliando o risco de coronavírus e outras ameaças potenciais, indicando que qualquer mudança em sua política acomodatícia era improvável neste ano.

O Dow Jones Industrial Average caiu 0,43%, para 29.423,31 pontos, o S&P 500 recuou 0,16%, para 3.373,94 pontos e o Nasdaq Composite retraiu 0,14%, para 9.711,97 pontos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário