Ibovespa recua com receios sobre efeito do coronavírus na economia global

Publicado em 18/02/2020 19:08

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa fechou em queda nesta terça-feira, conforme o surto de coronavírus na China continua ditando volatilidade nos mercados, em meio a dúvidas ainda sobre o efeito na atividade econômica global.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa caiu 0,29%, a 114.977,29 pontos. No pior momento, chegou a 113.535,04 pontos. O volume financeiro do pregão somou 20,2 bilhões de reais.

Um alerta da Apple na noite de segunda-feira de que não vai cumprir sua estimativa de receita deste primeiro trimestre por causa do coronavírus foi a senha para minar o sentimento de agentes financeiros já ressabiados.

Em nota a clientes, o Goldman Sachs destacou que o alerta lembrou investidores de que o surto pode afetar negativamente os lucros das empresas de fora da China "de maneira significativa - pelo menos a curto prazo".

Nos Estados Unidos, o S&P 500 fechou em queda de 0,29%, enquanto o Dow Jones perdeu 0,56%. O Nasdaq, por sua vez, subiu 0,02%.

A equipe do BTG Pactual destacou que ainda incerteza sobre qual o impacto econômico que haverá globalmente com o surto de coronavírus, como também quanto tempo o governo chinês ainda vai demorar para controlá-lo.

"Avanços existem, porém todos ainda estão bem cautelosos sobre o assunto", citou em nota da área de gestão do banco, lembrando que, nos atuais patamares das bolsas globais, há necessidade de crescimento econômico.

DESTAQUES

- VALE ON caiu 1,14%, seguindo o viés negativo no exterior. No setor, GERDAU PN, que divulga balanço antes da abertura da bolsa na quarta-feira, cedeu 0,87%.

- BANCO DO BRASIL ON teve elevação de 0,96%, em sessão mista entre os bancos do Ibovespa, com ITAÚ UNIBANCO PN subindo 0,42% e BRADESCO PN caindo 0,37%. BTG PACTUAL UNIT caiu 3,04%.

- TOTVS ON perdeu 1,34%, após alta de 7,75% na véspera, tendo também no radar corte de recomendação nos papéis pelo JPMorgan para 'neutra', embora o preço-alvo tenha sido elevado para 89 reais ante 75 reais.

- PETROBRAS PN subiu 1,33%, conforme o declínio dos preços do petróleo no mercado externo perdeu força durante a sessão.

- MARFRIG ON disparou 7,34%, na quarta alta seguida, com investidores na expectativa de resultados do quarto trimestre, previstos para a quarta-feira, após o fechamento.

- MULTIPLAN ON subiu 1,87%, após superar previsões de lucro e Ebitda no quarto trimestre, refletindo um mix de aumento de receitas, controle de custos e redução de espaço vago em seus shopping centers.

- ELETROBRAS ON ganhou 5,95%, após o secretário de desestatização, Salim Mattar, dizer que o modelo de negócios da privatização da elétrica será concluído nos próximos dias, permitindo sua capitalização em 2020.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Campos Neto diz que desinflação na China não é relevante para Brasil
Wall Street fecha em alta em meio à expectativa sobre reunião do Fed
Dólar fecha dia estável ante real com mercado à espera de dados e Fed
Wall Street fecha em alta em meio a expectativa com reunião de política monetária do Fed
Dólar à vista fecha em queda de 0,03%, a R$5,1152 na venda