Ibovespa recua com fraqueza em Wall St e balanços; Ultrapar cai mais de 7%

Publicado em 20/02/2020 18:15

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - A bolsa paulista fechou no vermelho nesta quinta-feira, contaminada pelo viés negativo em Wall Street, além de resultados aquém das expectativas, que derrubaram as ações de Ultrapar e GPA.

O Ibovespa, índice de referência do mercado acionário brasileiro, caiu 1,66%, a 114.586,24 pontos. O volume financeiro somou 25,47 bilhões de reais.

No mercado norte-americano, a piora foi relacionada por alguns operadores a uma notícia do Global Times de que o hospital central de Pequim reportou 36 novos caos de coronavírus, trazendo preocupações sobre um surto na capital.

Notícias de duas novas mortes no Japão e aumento de novas infecções na Coreia do Sul também pressionaram, ofuscando decisão do banco central chinês de reduzir a principal taxa de juros do país para atenuar os efeitos do surto.

Em Nova York, o S&P 500 fechou em baixa de 0,4%, enquanto o Nasdaq perdeu 0,7% e o Dow Jones caiu 0,4%.

A equipe da Oxford Economics estimou que uma pandemia do coronavírus poderia cortar 1 trilhão de dólares do PIB mundial embora esse não seja o seu cenário base, que contempla um efeito grande, mas de vida curta e centrado na China.

"Nós projetamos que o surto irá cortar o PIB global para apenas 1,9% ano a ano no primeiro trimestre e para 2,3% no ano como um todo, o mais fraco desde 2009", calculam.

DESTAQUES

- PETROBRAS PN caiu 2,1% e PETROBRAS ON recuou 2,5%, mesmo com a avaliação de modo geral positiva para o desempenho operacional da petrolífera no último trimestre do ano, além de anúncio de pagamento de dividendos. A queda acontece após as PNs terem subido 4% nos últimos dois pregões, enquanto as ONs avançaram 2,7%.

- ULTRAPAR ON recuou 7,3%, após divulgar na noite da véspera lucro ajustado de 133 milhões de reais para o quarto trimestre, em um balanço que trouxe impacto de uma baixa contábil de mais de meio bilhão de reais na rede de drogarias do grupo, a Extrafarma. Em teleconferência com analistas, executivos da empresa estimaram que todos os negócios do grupo vão apresentar resultados positivos em 2020.

- GPA PN também fechou em baixa de 7,3%, pressionada pelo resultado do quarto trimestre, quando o lucro líquido consolidado somou 98 milhões de reais, queda de 71,4% ante mesma etapa de 2018. Em teleconferência, executivos da varejista disseram que a companhia mira vender mais de 3 bilhões de reais em ativos não essenciais nos próximos meses.

- GOL PN caiu 4,3% tendo de pano de fundo queda de 47,9% no lucro líquido após participação minoritária no quarto trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior, para 351,9 milhões de reais, embora analistas tenham avaliado positivamente números operacionais da empresa. A companhia aérea também divulgou previsões para 2020 e 2021.

- MARFRIG ON subiu 0,15%, devolvendo perdas de mais cedo após reverter resultado negativo bilionário sofrido no quarto trimestre de 2018 e registrar um lucro modesto no final do ano passado. O Ebitda ajustado somou 1,6 bilhão de reais, salto de 70,5%. O papel vinha de cinco altas seguidas, período em que acumulou ganho de 27,55%

- EMBRAER ON avançou 3,4%, após o Tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) decidir na quarta-feira confirmar a operação de venda do controle da divisão de aviação comercial da companhia para a norte-americana Boeing, que tinha sido aprovada em janeiro sem restrições por decisão do superintendente-geral da autarquia.

- MRV ON e CYRELA ON subiram 0,3% e 0,45%, respectivamente, tendo no radar nova linha de crédito imobiliário da Caixa Econômica Federal com taxa prefixada. O índice do setor imobiliário encerrou em baixa de 0,8%.

- VALE ON cedeu 1,2%, contaminada pelas vendas generalizadas, mas com o declínio atenuado pela alta dos preços do minério de ferro na China, enquanto agentes financeiros aguardavam o resultado trimestral da mineradora, agendado para após o fechamento do mercado. Analistas do Bradesco BBI estimam Ebitda de 4,9 bilhões de dólares.

- BRADESCO PN caiu 1,4% e ITAÚ UNIBANCO PN recuou 0,35%, também afetados pelo viés negativo como um todo. O Banco Central informou nesta quinta-feira que reduziu a alíquota do recolhimento compulsório sobre recursos a prazo de 31% para 25%. BANCO DO BRASIL ON cedeu 1%.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STF suspende prazos processuais em todas as ações ligadas ao RS
Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA