Trump diz que EUA podem dar mais apoio a fazendeiros até acordos comerciais

Publicado em 22/02/2020 06:48

WASHINGTON (Reuters) - Os Estados Unidos podem dar mais auxílios a produtores rurais do país até que acordos comerciais com China, México, Canadá e outros países entrem totalmente em vigor, disse o presidente Donald Trump nesta sexta-feira.

"Se nossos fazendeiros... precisarem de ajuda adicional até o momento em que os acordos comerciais com China, México, Canadá e outros estejam totalmente em vigor, esse apoio será providenciado pelo governo federal", escreveu Trump no Twitter, em mensagem toda escrita em letras maiúsculas.

Não ficou imediatamente claro o tamanho que o pacote de apoio poderia ter ou quanto ele poderia durar.

A administração Trump separou 16 bilhões de dólares para um pacote de apoio a produtores rurais em 2019 e 21 bilhões de dólares no ano anterior. Em janeiro, o secretário de Agricultura, Sonny Perdue, disse que os fazendeiros não deveriam esperar outro pacote de auxílio em 2020.

Trump busca a reeleição em 3 de novembro. Produtores rurais são uma parte importante de sua base eleitoral, mas eles têm sido impactados negativamente pelos baixos preços das commodities e pela disputa comercial de Trump com a China.

O subsecretário do Departamento de Agricultura dos EUA, Ted McKinney, disse mais tarde que a pasta não esperava o comentário de Trump.

  • "O tuíte do presidente foi uma surpresa para nós", afirmou ele durante um evento em Arlington, na Virgínia. "Ele tomará a decisão. E nós seguiremos essa decisão."

A Casa Branca e o escritório do representante de Comércio dos EUA não quiseram comentar.

Trump assinou na semana passada a transformação em lei de um acordo comercial com Canadá e México, assim como a fase 1 de um acordo comercial com a China, que entrou em vigor na metade do mês.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em queda descolado de NY com investidor à espera de decisão dos EUA sobre tarifas
Dólar fica estável no Brasil com política doméstica e tarifa dos EUA no foco dos investidores
Ibovespa fecha em queda descolado de NY com Engie entre maiores quedas; B3 sobe
Trump, questionado se Irã tem um prazo, afirma que não gosta de prazos
Principal negociador do Irã diz que Teerã não tem motivos para respeitar memorando com EUA sem benefícios
FMI diz estar trabalhando para avaliar melhor riscos de dívida interna para países de baixa renda