Brasileiros são liberados de quarentena com confirmação da negativa de coronavírus

Publicado em 24/02/2020 10:05

O grupo de 58 brasileiros repatriados da China que estavam há 14 dias em quarentena na base aérea de Anápolis (GO) foram liberados neste domingo, depois da terceira testagem para coronavírus ter resultados negativos.

De acordo com o Ministério da Defesa, o grupo - formado por 34 pessoas trazidas da China e 24 servidores que participaram da operação de resgate - deixou a base no final da manhã em duas aeronaves da Força Aérea Brasileira. Uma delas, com direção ao sul do país, fará paradas em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Florianópolis A outra, irá a Brasília, de onde uma pessoa seguirá em voo comercial para o Maranhão e outra, para o Rio Grande do Norte.

A previsão era de que os repatriados e a equipe de apoio ficasse em quarentena por 18 dias. No entanto, o Ministério da Saúde considerou que era possível a liberação depois do terceiro exame negativo, já que o protocolo internacional de quarentena para doenças virais é de 14 dias.

O Brasil não tem nenhum registro de casos de coronavírus até agora e apenas uma suspeita, no Rio de Janeiro, está sendo investigada. Outros 51 casos foram investigados e descartados.

Com a expansão da epidemia, o governo brasileiro decidiu ampliar, na sexta-feira, o protocolo para classificação de pacientes com suspeita de coronavírus. Agora, pessoas com febre e sintomas de problemas respiratórios que tenha, viajado nos últimos 14 dias por Japão, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Singapura, Vietnã, Tailândia e Camboja, além da China, entrarão no protocolo de suspeita.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Importação de diesel pelo Brasil no ano salta com menor oferta e consumo aquecido, diz StoneX
Reunião do Copom de janeiro deve ter duas das nove diretorias vagas, dizem fontes
Vice-primeiro-ministro da China faz videochamada com secretário do Tesouro e representante comercial dos EUA
Gastos dos consumidores dos EUA desaceleram em setembro
Wall Street avança com dados de inflação aumentando apostas em corte de juros pelo Fed
Argentina busca retorno ao mercado global e anuncia leilão de título em dólares