Taxas futuras de juros oscilam entre estabilidade e leve alta

Publicado em 28/02/2020 11:35

O mercado futuro de juros apresenta alguma volatilidade nas taxas dos vencimentos intermediários e longos na manhã desta sexta-feira, 28, refletindo as incertezas dos mercados em meio ao risco de pandemia do novo coronavírus. Na quinta-feira, dia de instabilidade no mercado, as taxas desses vértices haviam recuado no horário regular de negócios, acompanhando melhora pontual na aversão ao risco. Hoje, a alta persistente do dólar no exterior e no Brasil, mesmo com as intervenções do Banco Central, favorece uma alternância entre estabilidade e leve reposição dos prêmios de risco.

Às 9h44, o contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) com vencimento em janeiro de 2021 tinha taxa de 4,14%, ante 4,16% do ajuste de quinta-feira. O DI de janeiro de 2023 projetava 5,29%, de 5,27% da taxa de ajuste anterior. No vencimento de janeiro de 2025, a taxa estava em 6,15%, de 6,12%.

"Visto o enorme risco advindo de os investidores entrarem no final de semana sem adotar posicionamentos defensivos, acreditamos que os mercados internacionais terão uma sexta-feira de enormes dificuldades, o que deverá provocar a concretização do cenário traçado para o dia de hoje", diz a Renascença Corretora em análise da manhã.

No noticiário doméstico recente, destaque para o Índice de Confiança de Serviços (ICS), que caiu 1,7 ponto na passagem de janeiro para fevereiro, para 94,4 pontos, na série com ajuste sazonal. Já o Índice de Confiança da Indústria (ICEI) avançou pela quarta vez consecutiva em fevereiro e subiu 0,5 ponto. Os índices são medidos pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

A taxa de desocupação no Brasil ficou em 11,2% no trimestre encerrado em janeiro, de acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Fonte: Estadão Conteúdo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética