BCE realiza reunião de emergência sobre coronavírus mas deixa política monetária de fora

Publicado em 04/03/2020 08:10

Por Balazs Koranyi e Francesco Canepa

FRANKFURT (Reuters) - Autoridades do Banco Central Europeu realizaram uma teleconferência extraordinária no fim da terça-feira para discutir sua resposta emergencial ao surto de coronavírus, mas uma medida de política monetária não estava na agenda, disseram à Reuters cinco fontes.

As fontes reconheceram que o BCE está sob crescente pressão para reduzir ainda mais sua taxa de juros após corte inesperado pelo Federal Reserve na terça-feira. Mas as autoridades ainda esperam resistir até a reunião marcada para 12 de março.

Elas usaram o telefonema de terça-feira para discutir como os 19 bancos centrais da zona do euro vão cooperar em uma emergência, como garantir que haverá cédulas suficientes mesmo que cidadãos em pânico comecem a guardar dinheiro, disseram as fontes.

Entre outros tópicos discutidos estavam o cancelamento de eventos, como lidar com falta de funcionários e a coleta de informações mais detalhadas de cada país sobre as consequências da doença.

Não foi debatido se o BCE deveria adotar medidas de política monetária e as autoridades continuam convencidas de que cabe principalmente aos governos responder ao surto, completaram as fontes.

Um porta-voz do BCE recusou-se a comentar.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall Street sobe conforme dados mantêm expectativas de corte do Fed intactas
Ibovespa desaba com pré-candidatura de Flávio Bolsonaro revertendo começo de mês positivo
Dólar tem forte alta e atinge R$5,4346 após Flávio Bolsonaro ser apontado pelo pai como candidato
Bolsonaro diz a aliados que pretende lançar Flavio ao Planalto; dólar dispara
Poder360: Maduro quer brasileiros nas ruas “para apoiar a Venezuela”
Importação de diesel pelo Brasil no ano salta com menor oferta e consumo aquecido, diz StoneX