Cooperativas de SC encaminham proposta ao MAPA sobre vazio sanitário e calendarização do plantio da soja

Publicado em 16/03/2020 13:59

A Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC) reuniu, na última semana, técnicos de vinte cooperativas agropecuárias do oeste para discutir proposta sobre o vazio sanitário e a calendarização do plantio da soja. O encontro aconteceu na sede da Coocam, em Campos Novos, com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural e da Cidasc.

O tema faz parte da revisão do Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja, em discussão a nível nacional por meio de Consulta Pública realizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). As vinte cooperativas reunidas na ocasião produzem, juntas, 74,91% de toda a soja de Santa Catarina e, por este motivo, são impactadas diretamente pela questão.

O vazio sanitário é um período de ausência de plantas vivas (cultivadas ou voluntárias) nas lavouras de soja. Em cumprimento às normativas estaduais, neste período todas as espécies voluntárias, hospedeiras de pragas-alvo e doenças devem ser destruídas mediante uso de produtos químicos ou métodos físicos, como utilização de grade, dentro do prazo estipulado. A medida é adotada para diminuir e controlar a principal doença da lavoura: a ferrugem asiática.

Atualmente, está em vigor em Santa Catarina a Portaria 18/2017, de 20 de julho de 2017, que estabelece o vazio sanitário de 90 dias, no período de 15 de junho a 15 de setembro de cada ano e, portanto, o produtor poderia iniciar o plantio em 16 de setembro e encerrar em 10 de fevereiro, o equivalente a 147 dias de plantio. Pela minuta da Portaria 269, que será editada após a finalização da Consulta Pública, a proposta do MAPA é de 75 dias de vazio sanitário e 110 dias para plantio.

Fonte: OCESC

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Trump chama decisão da Suprema Corte sobre tarifas de uma "vergonha", dizem fontes
UE diz analisar cuidadosamente rejeição da Suprema Corte dos EUA às tarifas de Trump
Wall Street sobe após decisão da Suprema Corte dos EUA contra tarifas de Trump
Ibovespa ensaia melhora após decisão sobre tarifas nos EUA
Taxas dos DIs passam a ceder após Suprema Corte dos EUA derrubar tarifas de Trump
Suprema Corte dos EUA rejeita tarifas globais de Trump