Ações europeias caem para mínimas desde 2012 com tombo em papéis de viagem e lazer

Publicado em 16/03/2020 15:24

As ações europeias despencaram para mínimas desde 2012 nesta segunda-feira, enquanto a pandemia de coronavírus se alastrava pela Europa, com a dramática flexibilização monetária pelos bancos centrais globais não conseguindo tranquilizar os investidores com relação ao crescente dano econômico.

O índice STOXX 600 das principais ações europeias fechou em queda de 4,9%, com os mercados franceses e espanhóis liderando as perdas depois que os dois países se juntaram à Itália em quarenta nacional.

O índice que acompanha ações de empresas de viagens e lazer caiu mais de 10%. O índice de volatilidade do Euro STOXX 50, conhecido popularmente como "termômetro do medo" europeu, saltou para um recorde de 95,02.

"Restaurantes e empresas que operam em turismo, hotelaria e lazer --que já passam por dificuldades-- demitirão pessoas que elas poderão recontratar mais tarde, mas inicialmente haverá um aumento no desemprego, o que significa mais um choque para as mentes dos investidores", disse Andrea Cicione, chefe de estratégia da TS Lombard em Londres.

O Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) reduziu a taxa de juros para quase zero em seu segundo movimento de emergência em duas semanas e prometeu centenas de bilhões de dólares em compras de ativos, dizendo que a epidemia estava causando um impacto "profundo" na economia.

"Isso surpreendeu a todos, pelo menos com o momento do anúncio. Foi um grande corte. Além disso, em termos de compras, eles disseram que vão aumentar bastante desde o início", disse Cicione, da TS Lombard.

Os bancos centrais de Japão, Austrália e Nova Zelândia seguiram o Fed com suas próprias medidas, mas não conseguiram impedir uma queda nas ações globais.

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 4,01%, a 5.151,08 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 5,31%, a 08.742,25 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 5,75%, a 3.881,46 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 6,10%, a 14.980,34 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 7,88%, a 6.107,20 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 4,36%, a 3.670,03 pontos.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Trump adverte Carney em Davos e diz que Canadá deveria ser "grato"
Em almoço, aliado dá pistas sobre futuro ministro da Fazenda de Flávio
STOXX 600 fecha estável conforme Trump atenua retórica sobre Groenlândia
Trump diz que se reunirá com Zelenskiy e que acordo "razoavelmente próximo"
Brasil tem fluxo positivo de US$1,544 bi no ano puxado por entradas financeiras
Suprema Corte dos EUA parece relutante em permitir que Trump demita Lisa Cook do Fed