China prepara defesa contra 2a. onda de coronavírus; Trump: quarentena "não é necessária" para N. York

Publicado em 28/03/2020 14:36 e atualizado em 29/03/2020 20:38

WUHAN, China (Reuters) - Um número crescente de casos de coronavírus importados na China pode provocar uma segunda onda de infecções no momento em que transmissões domésticas "basicamente foram interrompidas", disse uma autoridade sênior de saúde no domingo, ao mesmo tempo em que o alívio nas restrições de viagens também pode levar a mais riscos dentro do país.

A China, onde a doença surgiu pela primeira vez na cidade central de Wuhan, acumulou um total de 693 casos vindos do exterior, o que significa que "a possibilidade de uma nova rodada de infecções permanece relativamente grande", declarou Mi Feng, porta-voz da Comissão Nacional de Saúde (NHC).

Quase um quarto deles chegou em Pequim.

"Pequim, a capital, ainda suporta os riscos", disse Xu Hejian, porta-voz do governo de Pequim, a repórteres.

"Não há razão para descansar e relaxar ainda. Não é momento em que possamos dizer que tudo está indo bem."

A maioria dos casos importados envolveu chineses voltando do exterior.

Um total de 3.300 pessoas morreram na China continental, e 81.439 infecções foram relatadas.

Casos importados podem causar nova rodada de surto epidêmico, diz funcionário do governo chinês

Beijing, 29 mar (Xinhua) -- Uma nova rodada do surto da doença do novo coronavírus (COVID-19) é possível na China à medida que os casos importados continuam aumentando, disse o porta-voz da Comissão Nacional de Saúde, Mi Feng, em uma coletiva de imprensa neste domingo.

Notando que 693 casos importados de 42 países foram registrados até o final do sábado, o oficial alertou que a possibilidade de a epidemia se espalhar permanece relativamente alta no continente chinês.

Mi acrescentou que a transmissão local da COVID-19 foi basicamente bloqueada, com o número de casos domésticos existentes tendo caído abaixo de 3.000.

A China intensificará ainda mais os esforços na prevenção de casos domésticos esporádicos e casos importados através da detecção oportuna, tratamento rápido e controle e prevenção precisas, apontou Mi.

Itália tem 756 novas mortes por coronavírus

A Itália registrou neste domingo 756 novas mortes por coronavírus e 5.216 novos infectados, de acordo com dados do ministério da Saúde italiano. Com isso, o número de casos da doença no país europeu subiu de 92.472 para 97.689 e o total de óbitos aumentou de 10.023 para 10.779. O ministério informa, também, que 13.030 pessoas já foram curadas da Covid-19.

Depois de ter registrado o recorde de 969 novas mortes na sexta-feira, a Itália viu esse número diminuir pelo segundo dia consecutivo. Ontem, sábado, foram 889 novos óbitos.

Canadá. O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, disse neste domingo que continuará auto-isolado em casa, por precaução, apesar de sua esposa ter se recuperado da Covid-19.

"O fato é que eu estava na mesma casa que alguém que até poucos dias atrás tinha coronavírus e, portanto, a contagem regressiva continuará, porque eu posso ter teoricamente pegado o vírus apenas alguns dias atrás, então continuarei isolado", declarou o premiê.

Trump diz que quarentena "não é necessária" para área de Nova York

NOVA YORK (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse no sábado que uma quarentena para a região de Nova York para conter a disseminação do coronavírus não será necessária, e acrescentou que pediu às autoridades federais de saúde que emitam "um forte alerta de viagem" no lugar da quarentena.

Trump disse no Twitter que o alerta será administrado pelos governos de Nova York, Nova Jersey e Connecticut em consultas com o governo federal.

"Uma quarentena não será necessária. Detalhes completos serão divulgados pelo CDC (Centro de Prevenção e Controle de Doenças) nesta noite", escreveu o presidente norte-americano no Twitter.

Após o tuíte do presidente, o CDC emitiu um alerta contra viagens não essenciais aos moradores dos três Estados por 14 dias.

No alerta divulgado em seu site, o órgão disse que o aviso não se aplica a funcionários de "indústrias de infraestrutura críticas", incluindo caminhoneiros e profissionais de saúde pública, serviços financeiros e de abastecimento de alimentos.

Também antes de tuitar que a quarentena não seria necessária, Trump disse no sábado que avaliava colocar os três Estados em isolamento.

Los Angeles pode igualar Nova York em casos de coronavírus em dias

LOS ANGELES (Reuters) - Os casos de coronavírus em Los Angeles estão aumentando, colocando a região no caminho para ter tantos casos quanto a cidade mais atingida nos Estados Unidos, Nova York, em cinco dias, disse o prefeito Eric Garcetti na sexta-feira, falando de um navio-hospital no Porto de Los Angeles.

O número de casos no condado de Los Angeles subiu 50% na quinta-feira e outros 20% até meio-dia de sexta-feira, para um total de 1.465, afirmou Garcetti em entrevista coletiva com o governador democrata, Gavin Newsom, a bordo do navio.

Se o crescimento seguir no ritmo de quinta-feira, o condado vai igualar os 25.398 casos da cidade de Nova York em cinco dias; se os casos aumentarem na taxa de sexta-feira, levará apenas mais alguns dias para alcançar a metrópole da Costa Leste.

"Nosso modelo está se movendo como esperávamos", disse Newsom. "Em Los Angeles, eles estão vendo números que os colocam no caminho para ficar alinhados, dentro de uma semana, onde a cidade de Nova York está atualmente."

Newsom e Garcetti percorreram o U.S.N.S. Mercy Hospital Ship, instalado no Porto de Los Angeles para fornecer mais 1.000 leitos ao sistema médico da região. O navio será usado para casos que não sejam de Covid-19, para que outros hospitais possam aumentar sua capacidade de cuidar de vítimas da doença causada pelo coronavírus.

O aumento da capacidade na Califórnia ocorre quando médicos e enfermeiros da linha de frente da crise do coronavírus nos EUA pediram, na sexta-feira, por mais equipamentos de proteção para tratar pacientes que devem sobrecarregar hospitais, já que o número de infecções conhecidas nos EUA atingiu mais de 100.000.

Os Estados Unidos ficaram em sexto lugar no número de mortos entre os países mais atingidos, com pelo menos 1.551 vítimas fatais, de acordo com dados oficiais compilados pela Reuters. Em todo o mundo, há mais de 576.000 casos confirmados e 26.455 mortes, informou o Centro de Recursos de Coronavírus Johns Hopkins.

Até sexta-feira, 3.801 pessoas testaram positivo para coronavírus na Califórnia e 78 morreram, disse Newsom.

Japão prepara pacote de estímulos após atingir fase crítica de combate a Covid (Estadão Conteúdo)

O Japão compilará um pacote de estímulo "mais ousado de todos os tempos", incluindo benefícios sociais para famílias em dificuldades, para lidar com o impacto econômico negativo do que pode se tornar um surto prolongado de coronavírus. A informação foi divulgada neste sábado pelo primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, após admitir que país está em um estágio crítico em lidar com infecções por coronavírus, possivelmente perto de declarar estado de emergência.

O tamanho do estímulo deve ser maior que o pacote de emergência de 56,8 trilhões de ienes (US$ 526 bilhões) criado na crise financeira global de 2008, disse Abe em entrevista coletiva, segundo a agência de notícias Kyodo. A intenção do governo japonês é enviar ao Parlamento, em 10 dias, um orçamento extra para o ano fiscal de 2020, para financiar o pacote de estímulo. "Vamos elaborar o pacote mais ousado de todos os tempos, usando todas as ferramentas de política, como reduzir ou isentar o pagamento de impostos e estender a assistência financeira", disse Abe, segundo reportou a imprensa japonesa.

Em meio aos pedidos para que o governo dê dinheiro a todas as famílias e reduza a taxa de imposto sobre o consumo, que subiu de 8% para 10% em outubro passado, Abe indicou que o governo limitará o escopo de elegibilidade para benefício em dinheiro. Ele também adotou um tom negativo sobre a redução da taxa de impostos, dizendo que vai favorecer medidas que possam provocar um rápido impulso econômico.

A preocupação com o surto de coronavírus aumentou no Japão nos últimos dias, após Tóquio identificar uma aceleração no número de novas infecções. O número de casos relatados tem aumentado diariamente na capital japonesa, com 60 novos casos confirmados neste sábado. As agências internacionais já apontam que o Japão tem 2.180 casos confirmados, incluindo 712 que estiveram em um navio de cruzeiro, e 59 mortes. O número é superior ao relatado por instituições internacionais, que ainda apontam entre 1,4 mil e 1,5 mil e menos de 50 mortes.

Segundo Abe, até agora o Japão vinha conseguindo manter áreas de contágio sob controle, ao acompanhar cuidadosamente as rotas de infecção. Mas essa estratégia inicial agora parece não estar sendo mais efetiva, tendo em vista o aumento de infecções que não são rastreáveis, um sinal precoce de explosão de casos.

O primeiro-ministro japonês afirmou que, uma vez que haja um excesso de infecções, "a estratégia de diminuir o pico das infecções instantaneamente desmoronará". "Na situação atual, estamos apenas aguentando", disse, sugerindo que o país poderia passar a registrar uma propagação rápida no futuro. "Neste momento, não precisamos declarar um estado de emergência ... mas ainda estamos enfrentando um momento crítico", disse Abe, segundo a agência japonesa.

De acordo com o primeiro-ministro japonês, as pessoas precisam se preparar para uma batalha contra o coronavírus "que pode ser prolongada".

Casos de coronavírus disparam e Rússia se prepara para fechar todas as fronteiras

MOSCOU (Reuters) - A Rússia fechará todas suas fronteiras em 30 de março, afirmou o governo neste sábado, intensificando as restrições depois de o país relatar seu maior crescimento em um dia em casos do novo coronavírus.

As autoridades disseram que registraram até agora 1.264 casos confirmados, crescimento de 228 em 24 horas, e ordenaram que todos os pontos de acesso por carro, trem e a pé, assim como as fronteiras marítimas do país, fossem fechados a partir de segunda-feira.

A Rússia já havia colocado no chão todos seus voos internacionais e declarou que não haverá trabalho na próxima semana - o que não se aplica a funcionários de negócios essenciais, como farmácias e supermercados - em uma tentativa de limitar a disseminação do vírus.

Moscou, a área mais afetada da Rússia, fechou todos seus cafés, restaurantes e lojas, exceto aquelas que vendem comidas e remédios, até 5 de abril.

Sergei Sobyanin, prefeito da capital, pediu no sábado que os moradores fiquem em casa durante o feriado prolongado que foi anunciado pelo presidente Vladimir Putin, semana passada.

Em carta aos usuários de sites de Moscou, Sobyanin afirmou que o feriado de uma semana tem que ser levado a sério.

“Não é um feriado extra, mas uma medida-chave para lutar contra a disseminação do coronavírus”, escreveu.

Número de mortes por coronavírus no Reino Unido passa de 1.000, país reforça testes

LONDRES (Reuters) - Funcionários médicos na linha de frente da pandemia de coronavírus na Inglaterra começaram a ser testados neste sábado, quando o total de mortes por Covid-19 no Reino Unido passou de 1.000, após um recorde de 260 pessoas morrerem nas últimas 24 horas.

Números do governo mostram que 1.019 pessoas morreram até às 14h (horário de Brasília) de sexta-feira, enquanto o número de casos confirmados ficou em 17.089 na manhã de sábado, crescimento de 17,5% em relação ao dia anterior.

O Reino Unido está se preparando para a pandemia atingir seu pico nas próximas semanas e está construindo hospitais de campanha em Londres, Birmingham, Manchester e Cardiff para reforçar a resposta do seu Serviço Nacional de Saúde (NHS), comandado pelo Estado.

O governo, criticado por alguns médicos e enfermeiros por não fornecer equipamentos de proteção e testes suficientes, anunciou na sexta-feira que estava introduzindo um regime muito mais amplo de testes, com checagens a funcionários da saúde na Inglaterra.

Profissionais da saúde na linha de frente em Gales, Escócia e Irlanda do Norte já estão sendo testados.

O país está praticamente em quarentena, com britânicos tendo sido informados que devem ficar em casa. O primeiro-ministro Boris Johnson e o ministro da Saúde, Matt Hancock, estão entre os que testaram positivo.

O ministro para a Escócia, Alister Jack, afirmou no sábado que estava com a temperatura um pouco alta e tossia nas últimas 24 horas, e agora estava trabalhando de casa, em isolamento. Ele não foi testado para o coronavírus.

Ele falou na Câmara dos Comuns, na quarta-feira, imediatamente antes de Johnson comparecer às semanais Perguntas ao Primeiro-Ministro, durante as quais Jack sentou-se atrás de Johnson.

Traumatizada, Espanha registra recorde de 832 novas mortes por coronavírus

MADRI (Reuters) - As mortes na Espanha pelo novo coronavírus subiram em 832 em um dia, chegando a 5.690, com hospitais e necrotérios sobrecarregados e um chefe de polícia que lutou contra as lágrimas para anunciar a morte de um colega.

Atrás apenas da Itália em mortes, a Espanha também viu o número de infecções crescer para 72.248 neste sábado, de 64.059 no dia anterior.

O chefe de saúde de emergência, Fernando Simon, afirmou que a epidemia parecia ter chegado ao seu pico em algumas áreas, mas que a nação estava sem leitos de tratamento intensivo suficientes. “Continuamos a ter um grande problema com a saturação da UTI”, disse Simon.

Com a Espanha preparando-se para entrar em sua terceira semana de quarentena, um prédio público não utilizado conhecido como “O Donut” foi o último a ser transformado em um necrotério improvisado, depois de um rinque de gelo municipal semana passada, afirmou a imprensa espanhola, incluindo o El País.

O chefe da Guarda Civil, José Manuel Santiago, ficou emocionado ao fazer homenagem ao chefe do grupo de ação rápida da sua organização, que morreu de coronavírus na sexta-feira.

Uma entrega de 1,2 milhão de máscaras compradas da China pelo Ministério do Transporte para funcionários da saúde, transporte e correios chegou ao aeroporto de Madri, afirmou o governo.

Escolas, bares, restaurantes e lojas de produtos não-essenciais estão fechados desde 14 de março, e a maioria da população da Espanha está em casa na tentativa de limitar a disseminação do vírus.

Portugal tratará imigrantes como residentes durante crise do coronavírus

LISBOA (Reuters) - Todos os estrangeiros em Portugal com processos em andamento serão tratados como moradores residentes permanentes de segunda-feira até pelo menos 1º de julho, disseram as autoridades neste sábado, para garantir que imigrantes tenham acesso aos serviços públicos durante a pandemia de coronavírus.

Requerentes, incluindo aqueles que buscam asilo, precisam fornecer apenas evidências de um processo em andamento para qualificarem - garantindo acesso ao serviço nacional de saúde, auxílios do governo, contas bancárias e contratos de trabalho e aluguel.

“As pessoas não deveriam ser privadas de seus direitos à saúde e aos serviços públicos somente porque seus formulários ainda não foram processados”, afirmou a porta-voz do Ministério de Assuntos Internos, Claudia Veloso, à Reuters. “Nestes momentos excepcionais, o direito dos imigrantes precisa ser garantido.”

A polícia também busca reduzir o risco de contágio ao minimizar contato entre funcionários do serviço de controle de fronteiras e requerentes, afirmou o comunicado.

Portugal relatou 5.170 casos do vírus e 100 mortes, bem menos do que a vizinha Espanha. Autoridades sanitárias esperam que os casos cheguem ao pico ao fim de maio.

Não se sabe quantas pessoas tem processos de residência em andamento, mas estatísticas do governo mostram que um recorde de 580 mil imigrantes moravam em Portugal em 2019, e 135 mil haviam recebido residência apenas naquele ano.

A maioria dos imigrantes é brasileira, mostram os dados oficiais, seguidos por romenos, ucranianos, britânicos e chineses.

Número de mortos por coronavírus no Irã aumenta em 139, para 2.517 nas últimas 24 horas

DUBAI (Reuters) - O número de mortos pelo surto de coronavírus no Irã saltou para 2.517 neste sábado, com 139 novas mortes nas últimas 24 horas, disse o porta-voz do Ministério da Saúde do país Kianoush Jahanpour.

O número total de casos diagnosticados subiu em 3.076, disse ele na TV estatal, acrescentando que 3.206 pacientes estão em condições críticas.

O presidente do Irã, Hassan Rouhani, assegurou mais cedo à população que o país, um dos mais afetados pela pandemia, tem um sistema de saúde forte capaz de lidar com uma eventual rápida progressão da doença.

Em comentários transmitidos pela TV estatal, ele disse que seu governo alocou 20% do orçamento para combater a epidemia.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Estadão Conteúdo/Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário