Dólar devolve perdas contra real após dados pessimistas sobre desemprego nos EUA

Publicado em 02/04/2020 10:33

Por Luana Maria Benedito

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar zerava as perdas contra o real na manhã desta quinta-feira e rondava a estabilidade após dados pessimistas sobre o desemprego nos Estados Unidos, embora uma recuperação nos preços do petróleo fornecesse algum apoio à moeda brasileira.

Às 10:27, o dólar avançava 0,04%, a 5,2635 reais na venda, enquanto o principal contrato de dólar futuro subia 0,29%, a 5,274 reais.

Mais cedo, o dólar à vista havia tocado 5,2234 reais na mínima do dia, queda de 0,72%.

"Houve um aumento expressivo nos preços do petróleo, o que está dando algum suporte para a moeda (real)", disse à Reuters Luciano Rostagno, estrategista-chefe do Banco Mizuho.

Os preços do petróleo saltavam cerca de 10% nesta quinta-feira, depois que o presidente norte-americano, Donald Trump, disse que espera que Arábia Saudita e Rússia cheguem a um acordo em breve para encerrar sua disputa pelo mercado de petróleo.

No entanto, "os novos pedidos de auxílio desemprego nos EUA ajudam a manter cautela", disse Rostagno. "O dado veio bem acima do consenso, muito pior do que o esperado. Isso sugere um impacto econômico bem maior do que o imaginado na economia norte-americana."

O número de norte-americanos que apresentaram pedidos de auxílio-desemprego na semana passada atingiu um recorde de 6,65 milhões ante 3,3 milhões em dado não revisado ​​na semana anterior, informou o Departamento do Trabalho dos EUA nesta quinta-feira.

Economistas consultados pela Reuters previam que os pedidos chegariam a 3,5 milhões.

No exterior, divisas arriscadas, como dólar australiano, peso mexicano e rand sul-africano, registravam amplas perdas contra a moeda norte-americana na esteira dos dados pessimistas.

No Brasil, medidas econômicas do governo no combate ao coronavírus estavam no radar dos investidores. Foi anunciado na quarta-feira programa de preservação de empregos que permite redução de salário e jornada de até 70% por um período de três meses, com o pagamento de compensação parcial pelo governo aos trabalhadores, ou a suspensão do contrato de trabalho por até 60 dias.

Além disso, o Conselho Monetário Nacional, em sessão extraordinária realizada na quarta-feira, autorizou várias medidas para aliviar as consequências da disseminação da pandemia.

O dólar interbancário subiu 1,29% na quarta-feira, a 5,2613 reais na venda, nova máxima recorde para fechamento.

Nesta sessão, o Banco Central ofertará até 10 mil contratos de swap cambial tradicional com vencimento em outubro de 2020 e janeiro de 2021, par rolagem de contratos já existentes.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética