Ministério da Saúde investiga e descobre que 1ª morte por Covid-19 no Brasil foi em janeiro

Publicado em 03/04/2020 07:30

BRASÍLIA (Reuters) - O Ministério da Saúde fez uma investigação e descobriu que a primeira morte pelo novo coronavírus no Brasil foi no dia 23 de janeiro, informou a assessoria de imprensa da pasta nesta quinta-feira. 

Segundo o ministério, o óbito com Covid-19 foi de uma mulher de 75 e ocorreu em Minas Gerais. Isso significa que o vírus estava no país antes do que se imaginava.

O primeiro caso confirmado pelo novo coronavírus no Brasil, um homem em São Paulo, tinha sido anunciado em 26 de fevereiro.

Em entrevista coletiva no Palácio do Planalto, o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Wanderson de Oliveira, disse que a morte de janeiro trata-se de um caso importado, que foi contraído em outro país.

"As equipes nos estados estão investigando, encerrando os casos. Tanto é que a gente identifica, ou seja, havia circulação inicial de casos já no final de janeiro de 2020 no Brasil, com caso importado obviamente", disse.

"Esse caso agora está sendo mais investigado, mas o resultado laboratorial é PCR (exame laboratorial). Não tem dúvida que é um caso confirmado", completou.

(Reportagem de Ricardo Brito)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STF suspende prazos processuais em todas as ações ligadas ao RS
Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA