Vice-presidente da Câmara acolhe pedido do PT para que Planalto mostre resultados de Bolsonaro para Covid-19

Publicado em 15/04/2020 21:51

BRASÍLIA (Reuters) - O primeiro vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcos Pereira (Republicanos-SP), deu parecer favorável a requerimento de informações à Secretaria-Geral da Presidência da República sobre os resultados dos exames realizados por Jair Bolsonaro para Covid-19, confirmaram duas fontes à Reuters.

O requerimento acatado, do deputado Rogério Correia (PT-MG), baseia-se em artigo da Constituição que confere 30 dias ao ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Jorge Antônio de Oliveira Francisco, para fornecer as informações, sob o risco de incorrer em crime de responsabilidade caso não atenda o pedido.

Mas uma das fontes relata que o pedido, que não contava com a simpatia da Mesa da Câmara, deve resultar inócuo.

O ministro pode alegar, por exemplo, não ter a atribuição de determinar a divulgação de informação pessoal do presidente.

O pedido ainda não foi enviado ao Planalto. Será encaminhado, segundo essa fonte, no "momento oportuno".

Mais tarde, a assessoria de Marcos Pereira divulgou uma nota explicando que o deputado "não politiza e não irá politizar as ações de enfrentamento do novo coronavírus" e que a decisão de acatar o requerimento "levou em consideração apenas e tão somente o aspecto técnico do pedido, e não o seu mérito".

"É atribuição regimental do vice-presidente da Câmara receber e dar encaminhamento aos órgãos competentes. Não caberia ao vice-presidente adotar critérios políticos para represar ou dar encaminhamento a qualquer requerimento de informação dos parlamentares, podendo inclusive ser alvo de denúncia por improbidade administrativa", acrescenta a nota.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Trabalhadores da Petrobras anunciam greve nacional a partir de segunda-feira
Wall St tem pouca variação antes de decisão do Fed; crescem dúvidas sobre cortes em 2026
Exportações brasileiras aos EUA recuam pelo 4º mês consecutivo, aponta Monitor da Amcham
Ibovespa titubeia com política monetária em foco sem tirar Brasília do radar; Ambev pesa
IPCA fica abaixo do teto da meta em novembro pela 1ª vez em mais de um ano
Dólar se reaproxima da estabilidade com mercado de olho em Brasília e nas decisões sobre juros