Prazo para estudo sobre nova hidrelétrica em Roraima é ampliado para até 2023

Publicado em 17/04/2020 14:08

Os prazos para conclusão de estudos técnicos sobre a hidrelétrica de Bem Querer, em Roraima, um projeto com investimentos estimados em 6 bilhões de reais, foram prorrogados para até meados de 2023 pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O estudo de viabilidade técnica e econômica do empreendimento, considerado controverso por ambientalistas, deverá agora ser entregue pela estatal Empresa de Pesquisa Energética (EPE) até o final de julho de 2023, segundo despacho da Aneel no Diário Oficial da União desta sexta-feira.

O novo cronograma frustra expectativas anteriores do governo de que a usina pudesse ter a concessão licitada em 2021.

A hidrelétrica de Bem Querer, projetada para ser instalada no rio Branco, deverá ter capacidade instalada de 650 megawatts.

O projeto, no entanto, sofre críticas por parte de ambientalistas por prever uma grande área alagada na região Amazônica para formação do reservatório --519 quilômetros quadrados.

A área do reservatório previsto é praticamente igual ao total alagado pela usina de Belo Monte, no Pará, que tem uma potência muito maior, de mais de 11 mil MW.

Além da conclusão dos estudos técnicos de viabilidade, a usina ainda precisará passar por processo de licenciamento ambiental antes de ser colocada em leilão e ter a concessão oferecida a investidores.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha acima de 190 mil pela 1ª vez após Suprema Corte dos EUA derrubar tarifas de Trump
Fim das tarifas recíprocas nos EUA redesenha o cenário para commodities e comércio
Dólar cai para R$5,1766 após Suprema Corte dos EUA derrubar tarifas de Trump
Derrubada de tarifas dos EUA é "muito importante" para o Brasil e nova taxação de 10% não afeta competitividade, diz Alckmin
Ao mencionar escolha do chair do Fed, Trump diz que juros deveriam cair substancialmente
Trump anuncia tarifa global temporária de 10% para substituir taxas derrubadas pela Suprema Corte