Ibovespa se apoia em otimismo global e supera 80 mil pontos

Publicado em 28/04/2020 11:35

Por Peter Frontini

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa registrava o segundo dia seguido de forte movimento de alta nesta terça-feira, voltando a romper a barreira dos 80 mil pontos, apoiado por expressivas altas do setor bancário.

Às 11:32, o Ibovespa subia 3,45%, a 80.938,38 pontos. O volume financeiro era de 7,6 bilhões de reais.

As preocupações do mercado com ruídos políticos que marcaram os últimos dias ficavam em segundo plano nesta sessão, dando lugar a um otimismo global sobre a retomada econômica pós-coronavírus, bem como o início da temporada de balanços trimestrais.

A alta da bolsa brasileira era endossada pelo tom positivo da sessão em Wall Street, que via seus índices saltarem em meio a resultados das empresas no primeiro trimestre deste ano.

Nesta manhã, o S&P 500 avançava 4,3%, enquanto na Europa o índice FTSEEurofirst 300 subia 1,7%.

Analistas da Levante Investimentos afirmaram em nota que a animação internacional deverá estimular a alta no mercado doméstico, mas não descartam que o cenário político do Brasil também poderá influenciar a sessão.

O Diário Oficial da União trouxe mais cedo nomeação de André Mendonça, que ocupava o cargo de advogado-geral da União, para substituir Sergio Moro no comando do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O diário também publicou a nomeação do então diretor da Agência Brasileira de Inteligência, Alexandre Ramagem, para o posto de diretor-geral da Polícia Federal, no lugar de Mauricio Valeixo.

O ministro do STF, Celso de Mello, abriu inquérito criminal na noite de segunda-feira para apurar as acusações feitas por Moro contra o presidente Jair Bolsonaro, por ocasião de seu anúncio de demissão.

Ambas as notícias já eram esperadas e não devem influenciar no movimento do mercado no curto-prazo, de acordo com analistas da Levante.

Investidores também aguardam os resultados financeiros de Vale, Raia Drogasil e Cielo, marcados para após o fim da sessão desta terça-feira.

DESTAQUES

- SANTANDER BR UNT saltava 9,1%, após divulgar balanço do primeiro trimestre nesta manhã. O banco prevê que o segundo trimestre será mais difícil, porém afirmou que suas provisões estão em nível adequado. A sessão para o restante do setor bancário também era bastante positiva, com BANCO DO BRASIL ON ganhando 11%, BRADESCO PN registrando alta de 9,3% e ITAÚ UNIBANCO PN avançando 7,3%.

- VIA VAREJO ON ganhava 13,7%, em mais uma sessão dentre as maiores altas do índice. MAGAZINE LUIZA ON subia 3,1% e LOJAS RENNER ON avançava 4,8%.

- PETROBRAS PN valorizava-se 3,5%, enquanto os papéis ordinários ganhavam 4,2%. A empresa informou na véspera que reviu o corte de produção previsto para abril após verificar uma demanda melhor do que a esperada por seus produtos, especialmente aqueles exportados.

- EMBRAER ON subia 7,2% após forte queda nas duas últimas sessões, diante do cancelamento do acordo com a Boeing para vender seu braço de aviação comercial. Na véspera, a agência de classificação de risco de crédito S&P colocou o rating BBB- atribuído à companhia em observação negativa.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética