Fábricas britânicas têm pior mês em três décadas, diz IHS Markit

Publicado em 01/05/2020 13:06

As fábricas do Reino Unido tiveram a pior queda de produção e encomendas em ao menos três décadas em abril, conforme medidas adotadas para refrear a disseminação do novo coronavírus lançaram a economia em uma retração acentuada, mostrou uma pesquisa nesta sexta-feira.

O Índice IHS Markit/CIPS de Manufatura e Compra dos Gerentes (PMI) final de abril confirmou o quadro desolador pintado em uma estimativa prévia divulgada no dia 23 deste mês.

O importante índice de atividade, que em março havia sido de 47,8, atingiu uma baixa recorde de 32,6 --o que se alinha às previsões de uma pesquisa da Reuters e à estimativa prévia anterior de 32,9.

"Enormes parcelas da indústria foram atingidas duramente pelo fechamento de empresas, demanda global fraca, isolamentos e medidas de distanciamento social em reação à Covid-19".

"Os únicos bolsões de crescimento foram vistos em empresas que fazem produtos médicos e alimentares", disse Rob Dobson, diretor da IHS Markit, que compila a sondagem.

O componente da produção --que a IHS Markit diz proporcionar um quadro mais preciso da escala do declínio-- despencou para a baixa histórica de 16,3, tendo sido de 43,9 no mês anterior. Números abaixo de 50 representam uma queda de produção na maioria das fábricas.

Mais cedo nesta sexta-feira, a associação comercial Make UK disse que teme que a produção industrial diminua em mais da metade durante o trimestre atual e que mais de 80% de seus membros testemunharam uma queda nas encomendas.

Uma pesquisa separada da Confederação da Indústria Britânica mostrou que nos três meses transcorridos até abril a atividade do setor privado se reduziu como não fazia desde julho de 2009.

O IHS Markit disse que a queda nas encomendas fabris de abril foi a maior desde o início da sondagem, em 1992.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética