Brasil tem 100 mil testes de coronavírus ainda não contabilizados, diz Ministério da Saúde

Publicado em 06/05/2020 08:30

(Reuters) - O Ministério da Saúde informou nesta terça-feira que ainda aguarda o envio dos resultados de cerca de 100 mil testes de Covid-19 realizados por laboratórios particulares de todo o país, o que pode impactar enormemente no número de casos confirmados da doença.

Até o momento o Brasil tem 114.715 casos confirmados do novo coronavírus, de acordo com dados divulgados nesta terça pelo ministério, com 7.921 óbitos.

O secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Wanderson Oliveira, disse que não é possível estimar quantos dos cerca de 100 mil testes ainda não enviados ao ministério terão resultado positivo, e acrescentou que o envio é de responabilidade dos laboratórios, de acordo com a legislação.

"Não sei precisar desses 100 mil quantos são positivos. Isso é de responsabilidade da instituição e não do ministério", afirmou o secretário em entrevista coletiva.

Além dos testes realizados nos laboratórios particulares, o Brasil tinha até domingo outros 90 mil testes aguardando resultado, segundo Wanderson. O secretário informou que esse número vai diminuir nos próximos dias, uma vez que laboratórios do Ministério da Agricultura e das Forças Armadas também estão realizando exames de Covid-19.

Wanderson informou ainda que o governo federal já enviou aos Estados 1,6 milhão de testes moleculares e mais 3,4 milhões de testes rápidos, de um total de 46 milhões de testes para coronavírus.

"Nós testaremos 12% da população brasileira, é muito maior do que muitos países estão fazendo, e esse processo está se aprimorando", afirmou. "O Brasil está testando muito, não dá para dizer que não estamos testando."

(Por Pedro Fonseca, no Rio de Janeiro)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

StoneX: Cessar-fogo e reabertura do estreito de Ormuz devem favorecer o apetite por risco dos investidores
Congresso aprova acordo que harmoniza direito do consumidor no Mercosul
Poder360: Líder supremo do Irã está inconsciente, diz “The Times"
Trump anuncia tarifas de 50% sobre países que fornecem armas ao Irã
IGP-DI tem alta de 1,14% em março sob efeitos de guerra no Oriente Médio, diz FGV
Hezbollah interrompe ataques, dizem fontes; Israel afirma que operações no Líbano continuam