Trump diz estar muito decepcionado com a China em entrevista à Fox Business Network

Publicado em 14/05/2020 08:52

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira que está muito decepcionado com a China uma vez que o novo coronavírus surgiu pouco depois de os dois países fecharem a Fase 1 do acordo comercial.

"Estou muito decepcionado com a China", disse o presidente em entrevista à Fox Business Network.

(Reportagem de Susan Heavey)

EUA acusam hackers ligados à China de roubar pesquisas sobre coronavírus

Por Raphael Satter

(Reuters) - Hackers ligados à China estão invadindo organizações norte-americanas que realizam pesquisas sobre a Covid-19, disseram autoridades dos EUA na quarta-feira, alertando cientistas e autoridades de saúde pública a ficarem atentos ao roubo cibernético.

Em comunicado conjunto, o FBI e o Departamento de Segurança Interna afirmaram que o FBI está investigando invasões digitais a organizações norte-americanas por "ciber atores" ligados à China que havia monitorado "tentando identificar e obter ilegalmente propriedade intelectual valiosa e dados de saúde pública relacionados a vacinas, tratamentos e testes de redes e pessoal afiliado à pesquisa relacionada com a Covid-19".

A nota não ofereceu mais detalhes sobre a identidade dos alvos ou dos hackers. A Embaixada da China em Washington classificou as acusações como "mentiras".

"O FBI emitiu um alerta baseado na presunção de culpa e sem nenhuma evidência", disse a embaixada em comunicado, acrescentando que a acusação dos EUA "prejudica a cooperação internacional em andamento contra a pandemia".

A pesquisa e os dados relacionados ao coronavírus surgiram como a prioridade de inteligência para hackers de todas os tipos, e organizações ocidentais de inteligência têm repetidamente soado o alarme sobre o alvo em organizações de saúde pública e farmacêuticas.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall Street cai em meio à liquidação global por ameaças de tarifas de Trump sobre Groenlândia
Ibovespa renova recorde com apoio de blue chips e encosta em 166.500 pontos
Trump diz que não participará da reunião do G7 em Paris
Dólar sobe ante real em meio às tensões entre EUA e Europa
Taxas dos DIs acompanham Treasuries e sobem com ameaças de Trump à Europa
Lutnick espera que crescimento dos EUA no 1º trimestre seja superior a 5% e alerta UE contra retaliações