Frente da Agricultura Familiar debate prioridades para o setor frente à pandemia

Publicado em 02/06/2020 13:19

A Frente Parlamentar Mista da Agricultura Familiar promove reunião virtual hoje sobre as prioridades de atuação do Congresso Nacional para tratar de pautas importantes para o setor momento da pandemia do Covid-19.

O debate, que será realizado em plataforma de reunião, atende a solicitação do presidente do colegiado, deputado Heitor Schuch (PSB-RS).

"Temos muitas propostas em tramitação, projetos de lei, medidas provisórias, tanto na Câmara quanto no Senado, e precisamos saber o que é mais importante agora, para unirmos forças e garantir não só a aprovação mas também a colocação das matérias em prática", afirma Schuch. Ele lembra que a proposta de ampliar o auxílio emergencial de R$ 600,00 para outras categorias de trabalhadores, entre os quais os agricultores familiares, aprovada nas duas Casas, foi vetada pelo presidente Jair Bolsonaro.

Ainda deverá ser debatido o Plano Safra para o setor. A preocupação é com o montante de recursos e, principalmente, com os juros do crédito de custeio e investimento. "Precisamos de taxas reduzidas. Os produtores estão descapitalizados, endividados, com muitos prejuízos por conta da seca, e sem apoio não terão como plantar a próxima safra", alerta o deputado.

Foram confirmados:
- o presidente da Contag, Aristides dos Santos;
- representantes de Federações de Trabalhadores na Agricultura de todos os estados do País; e – o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Fernando Schwanke.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha acima de 190 mil pela 1ª vez após Suprema Corte dos EUA derrubar tarifas de Trump
Fim das tarifas recíprocas nos EUA redesenha o cenário para commodities e comércio
Dólar cai para R$5,1766 após Suprema Corte dos EUA derrubar tarifas de Trump
Derrubada de tarifas dos EUA é "muito importante" para o Brasil e nova taxação de 10% não afeta competitividade, diz Alckmin
Ao mencionar escolha do chair do Fed, Trump diz que juros deveriam cair substancialmente
Trump anuncia tarifa global temporária de 10% para substituir taxas derrubadas pela Suprema Corte